Vocês sabiam....

14:38:00 Adriana Lara 6 Comments

Que o estado do Rio Grande do Sul  possui outros símbolos, além dos tradicionais Bandeira, Hino, e Brasão?

Então, bora conhecer!!!!!!


Quero-Quero:
Sentinela dos pampas, o pássaro está sempre alerta, defendendo bravamente seu território e ninho. A ave faz seu ninho no chão, com preferência para os campos. Emite um estridente grito a qualquer ameaça. Lei 7.418/1980.



Churrasco:
Surgiu no Rio Grande do Sul no século 17. Era feito em um buraco no chão e a carne temperada com cinza. Com o tempo novas técnicas foram aperfeiçoando o preparo do churrasco. Hoje em qualquer lugar do Brasil encontram-se gaúchos servindo o prato típico, churrasco gaúcho. Lei 11.929/2003.



Brinco-de-Princesa:
Flor símbolo do Rio Grande do Sul, encontrada na mata atlântica. Lei 38.400/1988.



Cavalo Crioulo:
Cavalo Crioulo, da raça crioula. De médio porte, cola e crina grossas, bem entroncadas, machinhos cabeludos. Tem o seu corpo mais peludo que o cavalo inglês. - É cavalo resistente ao frio, ao trabalho, caborteiro de baixo. É dito o cavalo mais inteligente e por isso o mais preferido tanto pelo peão como pelo patrão. Dito, também, o cavalo orgulho do Rio Grande. Lei 11.826/2002.



Erva-Mate:
É da folha da erva-mate que se extraí o principal ingrediente para o chimarrão, marca registrada dos gaúchos. Pode atingir 12 metros de altura, caule e folhas ovais e fruto pequeno e verde ou vermelho-arroxeado. As folhas da erva-mate são aproveitadas na culinária. Lei: 7.439/1980.



Chimarrão:
A maior característica do povo do Rio Grande do Sul é o gosto pelo chimarrão. A cultura de servir o chimarrão entre amigos é passada de geração para geração. O gosto é amargo, estimulante e saboroso. Lei 11.929/2003.


 


Macela:
A macela (há quem chame de marcela também), a planta medicinal encontrada nos campos do Rio Grande do Sul. É colhida na sexta-feira santa preferencialmente antes do nascer do sol. Lei 11.858/02.



Estátua do Laçador:
Estátua do Laçador é patrimônio histórico e cultural do RS, Lei estadual nº 12.992. Localizado na entrada da capital, Porto Alegre. Esse monumento é a representação do homem rio-grandense, que com sua pilcha (traje típico gaúcho) e suas boleadeiras, transparece a cultura de seu povo. Criada pelo artista Antônio Caringi, a estátua foi originalmente feita em gesso e posteriormente reproduzida em bronze. O tradicionalista Paixão Cortês foi a inspiração para a criação do monumento, que mede 4,45 metros de altura e pesa 3,8 toneladas.



pesquisa de Airton Engster dos Santos

6 comentários:

  1. Oi Lindona, obrigada por dividir tantas informações conosco.
    Muito lindo o brinco de princesa, aqui em Sampa quase não se vê.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Bastante coisas legais né Dri.Bjos
    Celinha

    ResponderExcluir
  3. Oi, lindona!

    Alguns desses símbolos eu já conhecia. A minha sogra-avó (avó do meu noivo) era (a bichinha morreu há 2 anos) gaúcha e tinha muito orgulho do seu estado.

    Sinto uma saudade enorme das cucas que ela fazia. Huuum... E dela tb, claro!

    Obrigada por me trazer boas recordações. ^^ beijos.

    ResponderExcluir
  4. Esta flor eh linda!!! dei uma para minha avó!!!

    ResponderExcluir
  5. quanta riqueza!! Este Brasil é uma mistura de coisas belas!!!
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Cada estado com suas peculiaridades, nosso pais possui muitas riquezas culturais, o que mais gosto de observar neste meu estado querido (o RS) é a diferença de uma região para outra, ja que aqui mesmo ha diferentes culturas, tirando os pontos em comum como um todo..... deixo aqui um abraço a todos os gauchos, e um convite a todos aqueles que queiram conhecer de perto essa terra que tem muitas coisas, lugares e etccc, para conhecer.... é um estado com belezas naturais tbm maravilhosas para apreciar...

    Bjuxxx

    Gisa Gisa

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.