Lindo... vale a pena

11:48:00 Adriana Lara 6 Comments

No domingo (ontem) eu participei do Roteiro Delícias da Colônia, junto com as candidatas ao Miss Estrela, organizadores e imprensa (fui convidada pelo Jornal Folha de Estrela, do qual sou sócia proprietária).
Minha ideia inicial era fazer o post em ordem cronológica do roteiro, mas depois de visitar o Convento Franciscano São Boaventura, optei por começar pelo final do passeio (leia-se última parada).
Atualmente, o Convento está sem nenhum seminarista (pode???), então dentre as várias atividades os freis (que precisam sobreviver) estão oferendo o local para encontros, cursos, treinamentos, retiros... inclusive pousada (esta em regime Franciscano, mesmo, apenas o quarto com cama, guarda-roupas e mesa de cabeceira, mas vale o pernoite).
O Convento está localizado em Daltro Filho, no município de Imigrante (vizinho de Estrela - já foi Distrito de nosso município, mas emancipou-se).
Um pouco da história:
O Convento foi construído em etapas, pelos freis Franciscanos holandeses, iniciado em 1939 e concluído em 1952. Sua finalidade primeira foi a de ser casa de formação e de estudo para a vida religiosa Franciscana. Construído em pedras grês, toradas do próprio local, com grande participação das pessoas da comunidade local e arredores.
O Convento oferece salão de reuniões climatizado para 90 pessoas; refeitório climatizado, para 90 pessoas; 4 apartamentos com banheiros; 36 quartos com 2 camas; banheiros coletivos; acesso a internet via sistema wireless, diária com café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos.
Contatos::
Fone 51 3754 2021
Av, Ipiranga. 601 - Daltro Filho - 95885 000 Imigrante/RS
conventofranciscano@hotmail.com
http://www.franciscanos-rs.org.br/

Bom, vamos às fotos:


Essa é a frente do Convento... a estátua é meio gaúcho e meio São Francisco, super interessante!


Aqui, a parte de trás, porém é por esse lado que o ônibus chega, então, essa é a primeira visão que temos.... é de tirar o ar, tamanha Paz que a gente sente!

Agora, o que mais mexeu comigo: A Capela:

Bom, acho que São Francisco estava atento, pois o sol brilhava tanto que deu até efeito na foto!


Aqui, a entrada da Capela e a primeira parte desta, destinada aos 'leigos', com bancos distribuídos de maneira convencional, como todos conhecemos.... linda pintura retratando São Francisco e imagens sacras com a simplicidade que cabe ao Santo.


passamos por um arco e chegamos na área destinada aos seminaristas e franciscanos! Os bancos são colocados nas laterais (a capela foi construída por holandeses e essa é a configuração de capela conforme nos informou o guia Veloso, das capelas holandesas).
Observem os lindos vitrais, que ficam ladeando a imagem de Jesus... é de prender a respiração.... tem a imagem de São Francisco (claro, né?) e em sua frente, fica Santa Clara, que conta a história, foi enamorada dele, mas não casando, criou a Ordem das Clarissas!


As candidatas, atentas as explicações de Veloso...acima, a passagem dos freis, que desciam por uma escada que fica escondida atrás de uma porta (que a gente nem nota) junto aos bancos deste lado da capela.


Esse é o vitral da parte dos leigos, muito bonito!


Saindo da Capela, dei com um casal - ela grávida - posando para fotos nos gramados do Convento... claro que cliquei, com a devida autorização!!!


Aqui, o interior dos corredores, com lindas colunas.....


Na lateral do Convento, lindas paisagens....

novamente brindada com o efeito do Sol... essa é a área onde estão as plantações diversas dos freis....


Por fim, essa que vos escreve, refletida nos vidros, quando fazia fotos de espaço interno do Convento.
Bom, o local é paradisíaco... recomendo e hoje, na reunião na escola de meu filho, vou sugerir um passeio com a gurizada para lá.... Não tem como transcrever a Paz, a energia maravilhosa que o local nos transmite... resta-me indicar o local, seja para visitação, bem como para hospedagem ou evento....e certifico que VALE A PENA!!!!
Ah! Dentre dos moradores ilustres, posso citar, com muito orgulho a pessoa da Dom Aloísio Leo Arlindo Lorscheider cardeal brasileiro, além de ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.

Espero que tenham gostado do 'passeio'

bjs

6 comentários:

  1. Oiê!
    Se pelas fotos a gente já sente uma tranquilidade imagina estando lá. Lindo o lugar e a arquitetura também. Adoro cuidar isso nos lugares, hehehe.
    Uma ótima semana pra ti!!!

    Bejus

    ResponderExcluir
  2. Adorei o passeio, Dri. Topava na hora passar uma noite num espaço fantástico como esse convento, mesmo com cama dura!
    Beijos, mil
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Tenho andado muito afastada da blogosfera mas, aos poucos, espero retomar as minhas visitas.

    ResponderExcluir
  3. Que lugar lindo!
    deve ter sido um passeio maravilhoso.
    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Imagens vale mais que palavras, essas por sinal dizem muito, lindissímas valeu por partilhar com á gente, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu que lugar encantador hein?
    Super curti!

    senhordoseculo.com
    Beleza para Homens

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos! Um lugar lindo com certeza!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.