Os Almôndegas

15:31:00 Adriana Lara 3 Comments


Os Almôndegas surgiram oficialmente com a gravação do primeiro LP, em 1975, mas desde 1971 os irmãos Ramil, o primo Pery Souza e os amigos Gilnei Silveira e Kiko Castro Neves lideravam uma gurizada que se reunia num apartamento no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, para cantar.
Músicos de formação eclética, eles só pensavam em se divertir, quando venceram o I Festival Universitário da Canção Catarinense, com a música Quadro Negro.
Em 1974, realizaram sua primeira gravação: a música "Testamento", com letra de José Fogaça, música que virou trilha sonora de um programa (Opinião Jovem) que o próprio Fogaça tinha na rádio Continental, 1120 AM.
A mescla de regionalismo com música Pop, espécie de marca registrada dos Almôndegas, surgiu meio por acaso. Em um show, no antigo Encouraçado Botequim (Porto Alegre), o grupo cantou Amargo, de Lupicínio Rodrigues, e a reação da platéia foi calorosa. Com o aval do público, os músicos passaram a repetir a apresentação em outros shows e levaram a experiência para o primeiro disco.
Gravaram o primeiro LP ("Almôndegas"), em 1975 (mesmo ano de "Aqui", trabalho que colocou a faixa "Canção da Meia-noite" na novela Saramandaia, da Rede Globo de Televisão - cujo remake estreia hoje, na mesma emissora, no horário das 23 horas). Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro. 



Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, vieram mais dois discos: "Gaudêncio Sete Luas" (na verdade, uma coletânea dos anteriores) e "Alhos com Bugalhos". O registro da carreira do Almôndegas culminou com "Circo de Marionetes", de 1978. No ano seguinte - 1979 - o grupo se desfez.
Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançados junto com as sementes do que seria o Rock do Sul, o grupo nunca negou as raízes Rio-grandenses, tanto que participaram, em 1975, da quinta "Califórnia da Canção Nativa", com a música "Piquete do Caveira". 


Seus componentes mais famosos foram os irmãos Kleiton e Kledir Ramil, que estiveram no final de maio em Estrela, hospedados no Estrela Palace Hotel (foto acima, junto com Carlos, proprietário do hotel).




Canção Da Meia-Noite

Almôndegas

Quando a meia-noite
Me encontrar junto a você
Algo diferente vou sentir
Vou precisar me esconder
Na sombra da lua cheia
Esse medo de ser
Um vampiro, um lobisomem (bis)
Um saci-pererê
Dona senhora
Meia-noite, eu canto
Esta canção anormal
Dona senhora
Esta lua cheia
Meu corpo treme
Que será de mim
Que faço força pra resistir
A toda essa tentação
Nas sombras da lua cheia
Este medo de ser
Um vampiro, um lobisomem (bis)
Um saci-pererê


3 comentários:

  1. Nunca ouvi falar... nem cantar e tocar... rs

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!! *-*
    Ótima semana p/ vc tb!!!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.