Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo

20:32:00 Adriana Lara 8 Comments

Vi essa matéria no link - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/brasileiro-inventor-de-luz-engarrafada-tem-ideia-espalhada-pelo-mundo.html e achei maravilhosa, então pensei,porque não reproduzir???
Bora lá!!

Ideia já se espalhou por mais de 15 países e pode beneficiar 1 milhão de pessoas com carência de energia elétrica

A ideia de Moser já é utilizada em mais de 15 países onde energia é escassa (Foto: BBC)

A ideia de Moser já é utilizada em mais de 15 países onde a energia elétrica é escassa (Foto: BBC)
Alfredo Moser poderia ser considerado um Thomas Edison dos dias de hoje, já que sua invenção também está iluminando o mundo.Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve seu próprio momento de "eureka" quando encontrou a solução para iluminar a própria casa em um dia de corte de energia.Para isso, ele utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de cloro.Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas usando a "luz engarrafada".Mas, afinal, como a invenção funciona? A reposta é simples: pela refração da luz do sol em uma garrafa de dois litros cheia d'água."Adicione duas tampas de cloro à água da garrafa para evitar que ela se torne verde (por causa da proliferação de algas). Quanto mais limpa a garrafa, melhor", explica Moser.Ele protege o nariz e a boca com um pedaço de pano antes de fazer o buraco na telha com uma furadeira. De cima para baixo, ele então encaixa a garrafa cheia d'água."Você deve prender as garrafas com cola de resina para evitar vazamentos. Mesmo se chover, o telhado nunca vaza, nem uma gota", diz o inventor.Outro detalhe é que a lâmpada funciona melhor se a tampa for encapada com fita preta."Um engenheiro veio e mediu a luz. Isso depende de quão forte é o sol, mas é entre 40 e 60 watts", afirma Moser.
Moser afirma que a lâmpada funciona melhor se a boca for coberta por fita preta (Foto: BBC)

ApagõesA inspiração para a "lâmpada de Moser" veio durante um período de frequentes apagões de energia que o país enfrentou em 2002. "O único lugar que tinha energia eram as fábricas, não as casas das pessoas", relembra.Moser e seus amigos começaram a imaginar como fariam um sinal de alarme, no caso de uma emergência, caso não tivessem fósforos.O chefe do inventor sugeriu na época utilizar uma garrafa de plástico cheia de água como lente, para refletir a luz do sol em um monte de mato seco e, assim, provocar fogo.A ideia ficou na mente de Moser que, então, começou a experimentar encher garrafas para fazer pequenos círculos de luz refletida. Não demorou muito para que ele tivesse a ideia da lâmpada."Eu nunca fiz desenho algum da ideia. Essa é uma luz divina. Deus deu o sol para todos e luz para todos. Qualquer pessoa que usar essa luz economiza dinheiro. Você não leva choque e essa luz não lhe custa nem um centavo", ressalta.

.Criador e criatura: Moser criou a lâmpada durante a série de apagões que o Brasil enfrentou em 2002 (Foto: BBC)

8 comentários:

  1. Gente que legal! Estou super orgulhosa porque fiz um regador de garrafa pet, imagine ele! Super ideia! Ótima Quarta, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu não sabia disso!Adorei, sem dúvida muito engenhos, mesmo sendo tão simples.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Que legal!
    Uma pessoa tão simples com uma ideia tão simples também.
    Que orgulho saber que ele é mineiro como nós :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideia!!! Simples e maravilhosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia a idéia! É sensacional mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a matéria ,esse homen foi bem inteligente.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom poder ter pessoas inteligentes que sabem aproveitar a força da natureza para boas ideias sem degradá-la.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.