Doenças Respiratórias

17:13:00 Adriana Lara 5 Comments

Gripe, resfriado, rinite alérgica, sinusite entre outros. Esclareça algumas dúvidas sobre doenças respiratórias.

Resfriado comum 

Mais de 200 tipos diferentes de vírus são responsáveis pelo resfriado comum. O rinovírus é o mais prevalente, 30-50% das infecções, corona vírus é o segundo mais frequente, 10-15%. Outros vírus envolvidos são o parainfluenza, vírus sincicial respiratório, adenovírus e enterovírus. Geralmente a sintomatologia é discreta, com sintomas iniciais de dor de cabeça, espirros, calafrios e dor de garganta e, tardiamente com sintomas de coriza, obstrução nasal, tosse e mal-estar. Em grande parte, a intensidade dos sintomas aumenta rapidamente em 2-3 dias após a infecção, com uma duração média de 7-10 dias. Alguns sintomas, no entanto, podem persistir por mais de 3 semanas.

Gripe 

A gripe é causada exclusivamente pelos vírus influenza, que são responsáveis por 5- 15% das infecção de vias aéreas superiores. Tipicamente o início dos sintomas é repentino, caracterizado por febre alta, dor de cabeça intensa, tosse, dor de garganta, dor muscular, congestão nasal, cansaço, fraqueza e falta de apetite, apresentando, de uma forma geral, sintomas mais intensos do que no resfriado comum.

Gripe A/H1N1 

A gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 (inicialmente chamada de gripe suína) é uma doença transmitida através de gotículas de secreções eliminadas durante a tosse ou espirro de pessoas infectadas. A transmissão pode ocorrer quando houver contato próximo, principalmente em locais fechados, com alguém que apresente sintomas de gripe (febre, tosse, coriza nasal, espirros e dores musculares). Os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após o contato e variam desde queixas nasais sem febre até pneumonia viral fulminante.

Em geral, são sintomas semelhantes aos da gripe: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer: dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos. 

Prevenção 

A lavagem das mãos é muito efetiva na prevenção das infecções. Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Outra medida preventiva contra o vírus da gripe é a vacinação. As pessoas mais vulneráveis às complicações, como os idosos, devem ser imunizadas todos os anos. As vacinas contra a gripe contêm cepas do vírus (ou partículas virais) inativadas (ou “mortas”). O efeito de proteção tem início 10 a 15 dias após a aplicação e estende-se por um ano. 

Vacinações contra a Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae têm boas evidências para apoio do seu uso. 
Está mais que comprovado que o aleitamento materno protege a criança de várias doenças, entre elas as infecções respiratórias. 
A alimentação balanceada, hábitos saudáveis e uma boa hidratação diária são importantes para manter as defesas naturais do organismo. 

Deverá ser dada atenção aos fatores determinantes, como a rinite alérgica, as imunodeficiências e a DRGE (refluxo gastro esofágico) e o tabagismo. O contato com a fumaça de cigarro deve ser evitado. Aos fumantes é recomendado que parem de fumar, se possível, ou que fumem apenas fora da casa. 

Mitos 

Ficou doente porque ficou com o cabelo molhado, ou pisou no chão gelado, ou ingeriu bebida gelada ( Estas situações não causam as infecções ). 
Chá, mel, alho, gengibre, curam a gripe, (aliviam os sintomas, mas não curam as infecções). 
Sinusite não tem cura (a maioria das sinusites, mesmo as crônicas, tem cura). 

Dr Thiago Carvalho

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post!

    Aqui em casa todo mundo sofre com rinite alérgica que as vezes vira uma sinusite nessa época do ano.
    Amei ler sobre isso :)

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, Dri! Nessa época do ano (com esse frio), estamos mais sujeitos a essas doenças.

    ResponderExcluir
  3. Este ano peguei uma única gripe mas que valeu por 10!!! Sofro demais!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post tudo bem explicadinho,é de muita ajuda,bjs.

    ResponderExcluir
  5. Agora no inverno as doenças respiratórias atacam e muito.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.