Porto Seguro I

18:19:00 Adriana Lara 8 Comments

Primeiro dia - sexta-feira, 17/12.
Fizemos o city tour com a Coconut. Cansativo, mas bem legal, fomos à cidade história de Porto Seguro, onde tem igrejas, casas... tudo com cerca de 500 anos... Vale o passeio, onde a guia nos conta um pouco da nossa história.
Pequeno e pitoresco local, com índios devidamente trajados, comércio de artesanato, muita água de coco (delícia e super barato se comprado ao preço daqui - me fartei bebendo). Vale comprar algumas peças, prepare sua máquina para muitas fotos.... Não esqueça de levar chapéu e muito protetor solar.... sol forte de doer, muito calor, pouca sombra, mas o passeio é um banho de cultura e o suor compensa vivenciar os locais sobre os quais todos nós aprendemos nos bancos de escola aqui no Brasil.
Algumas fotos para vocês:


Ali, ao lado de um indígena, assistindo a show de capoeira


igreja de Nossa Senhora da Pena e, à direita, Casa de Câmara e Cadeia


Marco do Descobrimento


Nós no monumento ao donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho.


casario tombado como monumento nacional


casario tombado como monumento nacional


eu e uma 'namoradeira' artesanato bem conhecido da região


casario tombado como monumento nacional




Índios locais e seu artesanato


 igreja da Misericórdia, ou do Senhor dos Passos


"Visitar o sítio histórico da Cidade Alta de Porto Seguro é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o Marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. São desta época prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação especial.
O passeio histórico pode começar pelo Marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco veio de Portugal entre 1503 e 1526 e simboliza o poder da coroa portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Todo em pedra de cantaria, de um lado está esculpida a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.
Na mesma área, está a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Aí estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis - primeira imagem trazida para o Brasil - e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, festejada a 8 de setembro. Para se ter uma melhor ideia de como era a capitania no século de Tourinho e da chegada dos jesuítas, pode-se ler alguns trechos das cartas escritas por Manuel da Nóbrega ou por José de Anchieta, padres da Companhia de Jesus, sobre a região.
Mais adiante, o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nesse prédio, funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento. A igreja da Misericórdia, ou do Senhor dos Passos, de estilo singelo, guarda imagens barrocas, destacando-se a do Senhor dos Passos e a de Cristo crucificado.
Ainda em meio do casario tombado como monumento nacional, se ergue a igreja de são Benedito, ao lado das ruínas da antiga residência e colégio dos jesuítas. A igreja foi construída pelos jesuítas em 1551 e era conhecida como de São Pedro e de Nossa Senhora do Rosário. Do lado oposto, ainda na Cidade Alta, localizam-se a estação rodoviária e o aeroporto. No século XVII, o fortim que havia sido levantado por Gonçalo Coelho foi reforçado." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Seguro)

8 comentários:

  1. oi tdo bem??? eu ja fui la em porto seguro é lindo adorei, adorei ver as fotos e relembrar, abraços

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo, muito bom conhecer a história do lugar, suas origens, culturas.

    ResponderExcluir
  3. Menina tava ak na Bahia....e terei a oportunidade, e que bom que gostou...
    Bjokass

    ResponderExcluir
  4. muito linda a cidade. Aliás toda Salvador é!

    ResponderExcluir
  5. Êêêê!
    Mas deve ser um lugar muito lindo de se ver, né?
    Te mandei e-mail, recebeu?

    Bjobjo

    ResponderExcluir
  6. Adri!
    Imagino o quanto curtiu.
    Lá é muito lindo!
    Luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo conhecer outras cidades, outras pessoas os costumes.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Quando eu fui em Porto Seguro também visite a ingreja Nossa Senhora da Pena!
    É um local muito bacana, cheio de gente feliz hehe

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.