Ford Brasil: Dia Internacional da Mulher

16:11:00 Adriana Lara 7 Comments

A Ford acredita no poder das histórias e na força da mulher. Por isso, e com o dia internacional da mulher se aproximando, gostaríamos de compartilhar com você algumas personagens da montadora – são mulheres que exercem cargos historicamente masculinos, lideram uma equipe e conciliam com excelência trabalho, casa e família. Vamos lá?


Ana Hirano
Cargo: Gerente de Logística
Formação: Graduada em Administração Pública / Pós Graduação – CEAG com ênfase em Gestão Internacional
A Ana está na Ford há 18 anos. Desde 2011 ela é responsável pela Logística Interna da planta de São Bernardo do Campo, o que na prática significa que ela deve garantir o suprimento e a movimentação interna de todo material que entra na fábrica com o objetivo de abastecer as linhas de produção. Segundo ela, o principal desafio de seu trabalho é estabelecer e manter um fluxo sincronizado entre a entrada de materiais e a montagem de um veículo, além de conciliar essas responsabilidades com uma rotina de reuniões e gerenciamento de pessoas. Ela acredita que a importância de se exercer um cargo historicamente visto como masculino é mostrar que existe a possibilidade de mulheres trabalharem em todas as funções. Casada há 23 anos e mãe de três filhos, ela precisou aprender a lidar com a dupla jornada, no trabalho e em casa. O período mais difícil foi quando, com os filhos ainda pequenos, precisou viajar a trabalho. Foi necessário, à época, uma programação redobrada com planejamento do cardápio, telefones de emergência, atividades e o monitoramento à distância.


Fernanda Bertolucci Ligeiro
Cargo: Engenheira de Qualidade
Formação: Engenharia de Produção Mecânica
Fernanda atua na manufatura de caminhões na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo como co-leader da equipe que cuida da qualidade dos itens de acabamento interno. Ela vivencia diariamente a rotina de uma linha de montagem, cenário onde há predominância da população masculina. Mas, isso nunca foi visto com maus olhos por ela que, desde a escolha pelo curso de Engenharia, soube que teria que lidar com um público em sua maioria masculino, tanto na faculdade quanto no local de trabalho. Ela tem a responsabilidade de controlar os indicadores internos de qualidade de cada item da cabine de um caminhão, pois todas as peças devem transmitir ao cliente um padrão impecável. Fernanda garante que a diferença entre sexo não interfere na qualidade do trabalho, pois se preparou para o cargo. Entretanto, por ter apenas seis meses de empresa, diz que precisa estar sempre atenta em provar que é capacitada.


Marinna Silva
Cargo: Gerente de Calibração
Formação: Engenharia Elétrica com ênfase em Automação & Controle
De forma geral, mulheres e motores são duas palavras difíceis de serem vistas na mesma frase. Não para Marinna Silva, responsável por gerenciar uma equipe de 45 engenheiros responsáveis pelo o controle de motores para aplicações Flex e Diesel. Sua jornada profissional teve início com uma visita ao campo de provas da Ford em Tatuí. A paixão pela engenharia lhe garantiu uma entrevista de emprego, que culminou com sua contratação como estagiária da montadora. Quando entrou na Ford há 12 anos, era a única engenheira da área. Hoje, são nove mulheres que gostam e falam muito de carros até fora do ambiente de trabalho. Ela não se importa com o fato de exercer uma profissão historicamente masculina e acredita que homens e mulheres são igualmente capazes de ocupar qualquer cargo. A chave para boa convivência entre a equipe, pontua, é o respeito. Entretanto, se for para pensar em alguma diferença entre os sexos profissionalmente, Marinna aponta a sensibilidade e a emoção. Ela ainda conta que no início percebeu que os funcionários tinham cuidado na forma de falar de determinados assuntos quando estava perto, mas que com a convivência diária isso mudou, porque passou a entender mais a cabeça dos homens.


Silvia Lombriller
Cargo: Supervisora de Engenharia de Freios de Caminhões da Ford Brasil
Formação: Engenharia Aeronáutica / Mestrado e Doutorado em Sistema de Freios para Veículos Comerciais
Durante o dia, Silvia resolve problemas técnicos, coordena uma equipe de 14 pessoas, testa caminhões, além de inúmeras funções como supervisora. À noite, ela assume o papel de mãe de dois filhos e procura encontrar um tempo para cuidar de si, do marido e da mãe. É um exemplo de mulher que vive a dupla jornada e, para ela, isso não é um problema, mas sim um privilégio.Além de considerar possível trabalhar e ter filhos, Silvia acredita que a diferença está na forma com que a mulher administra a situação. Ela entende que o ciclo profissional contribui para harmonia pessoal e vice-versa. Por isso, procura fazer o melhor tanto no lar quanto no ambiente de trabalho.


Vivian Cristine Calazans
Cargo: Analista de Produto
Formação: Secretária Executiva Bilíngue (PUC)/Pós graduada em Administração de Negócios (USP)
Vivian está na Ford há 25 anos e atua na área de Cores e Acabamentos da Ford. Sua responsabilidade é administrar um banco de dados que especifica as cores internas e externas de todas as peças dos veículos da marca e torná-las disponíveis aos usuários internos. Portadora de Esclerose Múltipla, ela é um exemplo de mulher e mãe de dois filhos de 20 e 26 anos e batalha todos os dias contra doença. A própria força de vontade fez com que evoluísse na carreira profissional, não se limitando com qualquer tipo julgamento negativo.


Outra coisa bem legal e feminina é que, em novembro, o New Fiesta recebeu os prêmios de “Carro do Ano Mundial das Mulheres” e “Carro Econômico do Ano”, atribuído por um júri internacional de mulheres jornalistas de várias publicações automotivas. A presidente do evento, Sandy Myhre, explica: “As mulheres desempenham um papel importante, mas muitas vezes esquecido na compra de um carro. A aparência e sensação de alta qualidade, a notável economia de combustível e o desempenho surpreendente do New Fiesta são apenas algumas das características que atendem as necessidades de motoristas do sexo feminino".



Renata Cabrini
Digital Account Service


7 comentários:

  1. As mulheres são guerreiras parabéns para todas.

    ResponderExcluir
  2. Isso sim é valorizar as mulheres!

    Parabéns a Ford, Parabéns a essas guerreiras e parabéns a todas nós mulheres!

    beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri querida, aproveito para te desejar um ótimo final de semana e um sábado iluminado como todas nós mulheres merecemos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Muito show
    amei um feliz dia das mulheres e muito sucesso para vc Dri continue sempre assim um amor
    bjoss...linda

    ResponderExcluir
  5. Muito show
    amei um feliz dia das mulheres e muito sucesso para vc Dri continue sempre assim um amor
    bjoss...linda

    ResponderExcluir
  6. Valorização das mulheres trabalhadoras.
    Bom domingo!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a essas mulheres corajosas!!!
    Parabéns mulheres em geral, vocês são únicas e especiais!!!

    Bjus

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.