UXUA recebe artistas internacionais com o programa Artist in Casa

17:30:00 Adriana Lara 2 Comments

Hotel em Trancoso ganha obras de Marcantonio Raimondi Malerba e Mark Inglis


Inspirado pelo espírito de Trancoso, um refúgio de hippies e artistas nos anos 70, o UXUA honra esse significado histórico da região com mais uma iniciativa para celebrar o trabalho de artistas internacionais: o programa UXUA Artist in Casa. Fundado há cinco anos pelo designer holandês Wilbert Das, o hotel recebeu o italiano Marcantonio Raimondi Malerba e o irlandês Mark Inglis para executarem projetos exclusivos, expondo sua ligação com a natureza e a cultura baiana. Malerba deixou no hotel um vaso com pés de madeira em formato de raízes, lembrando um tubérculo. Já Inglis criou uma série de livros com capas de couro estampadas à mão com motivos do sul da Bahia. 

Veja os trabalhos nos links: http://www.flickr.com/photos/uxuacasa/sets/72157640642678135/ e http://www.flickr.com/photos/uxuacasa/sets/72157640646889554/
Marcantonio Raimondi Malerba tem mais de dez anos de careira e frequentou a Accademia di Belle Arti di Ravenna. Seu estilo chama a atenção em mostras e salões por suas esculturas e objetos construídos de forma livre a partir de elementos naturais e peças encontradas, como pedras, galhos e cristais. As obras misturam seres humanos e animais a formas icônicas, como os objetos ready made de Duchamp. A produção de Marcantonio também pode ser encontrada em lojas de prestígio em todo o mundo, como Rossana Orlandi, em Milão, M i n t Shop, em Londres e Conceito Firma Casa, em São Paulo.

O segundo artista a participar do programa é o irlandês Mark Inglis, fundador do Atelier 145, que contribuiu com importantes grifes italianas e especializou-se na criação de artigos de couro personalizados, conquistando clientela internacional. Sua participação no Artist in Casa rendeu ao UXUA livros de visitas para as casas do hotel, com capa esculpida à mão e também menus com motivos inspirados nos sabores e ingredientes da culinária baiana tradicional. O trabalho artesanal é feito em alto relevo, misturando gravura com estampas que remetem à natureza e ao folclore de diversas culturas. 

UXUA Artist Canvases
Outra iniciativa artística do UXUA é o projeto Artist Canvases, que leva ao hotel fotógrafos e outros profissionais criativos como: pintores, arquitetos e estilistas de todo o mundo para registrarem espontaneamente suas percepções do local por meio de séries fotográficas, ilustrações e pinturas. A iniciativa já contou com grandes nomes da Itália, Chile, EUA, Holanda e Brasil, entre eles: Taylor Peden e Jen Munk (EUA), Mirjam Bleeker (Holanda) e Zee Nunes (Brasil). Os resultados podem ser conferidos no link: www.uxua.com/artistcanvases 

Com onze casas, sendo quatro originárias do período colonial de frente para o famoso Quadrado, o UXUA mantém e celebra a arte e arquitetura tradicional da região, adicionando inovações no design e conforto. Cada casa é única em seus detalhes, reunindo antiguidades, arte baiana e móveis customizados por Wilbert Das em parceria com artesãos locais. Para estreitar ainda mais sua relação com o cenário artístico, o hotel planeja receber mais artistas neste ano para os programas Artist in Casa e Artist Canvases. 

Para saber mais sobre os trabalhos dos artistas, acesse:
Marcantonio Raimondi Malerba - www.marama.it
Mark Inglis - www.atelier145.com 

Para mais informações, acesse: uxua.com
Fotos: www.flickr.com/uxuacasa/sets

Sobre o UXUA Casa Hotel & Spa
Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 11 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos, que se adéquam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras sete estão espalhadas por um exuberante jardim particular. Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem dois restaurantes especializados em culinária baiana tradicional, uma piscina exclusiva de propriedades medicinais e um lounge na praia construído com o uso de antigos barcos de pesca. Os tratamentos do spa são inspirados nas tradições locais e foram destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele "como o melhor SPA para uma escapada romântica".

Informações à imprensa:
MktMix Assessoria de ComunicaçãoTânia Otranto, Balia Lebeis e Roberto Ethel

2 comentários:

  1. Acho maravilhoso esse projecto. Algumas cidades pequenas aqui em Portugal têm projectos semelhantes mas acho que não têm muita continuidade depois do arranque e da atenção inicial da imprensa...
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Recebeu flores no seu dia, mamãe?

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.