O REBU (1974/2014)

14:51:00 Adriana Lara 2 Comments

Na segunda-feira, estréia  O Rebu, remake da novela exibida pela Globo em 1974.
Vamos saber um pouco mais?
"O Rebu, a qual teve o título provisório de A Festa, é uma telenovela brasileira que foi produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de novembro de 1974 à 11 de abril de 1975, às 22h. Escrita por Bráulio Pedroso, foi dirigida por Walter Avancini e Jardel Mello, com supervisão de Daniel Filho, totalizando 112 capítulos. Os desenhos da abertura foram criados pela artista plástica Marguerita Fahrer e animadas por Cyro Del Nero. Era comum na época um texto narrado durante as cenas dos próximos capítulos, a desta telenovela era: "Festa, rebu, rebuliço... crime. O rebu. A vida de cada um. A culpa de todos!
O Rebu, cuja palavra "rebu", que na novela pode significar "rebuliço", "confusão", era uma referência à expressão criada por Ibrahim Sued em sua famosa coluna social na época, para designar "festa", um diminutivo para o palavrão "rebuceteio", ou um aglomerado de mulheres bonitas. Tratava-se de uma novela policial que entraria para a história da teledramaturgia brasileira ao situar a sua trama em apenas 24 horas, onde não perdurava apenas a indagação "quem matou?", mas também "quem morreu?". A primeira cena da trama era semelhante ao filme Crepúsculo dos Deuses, dirigido por Billy Wilder em 1950. Assim como no filme, um cadáver aparece boiando numa piscina e, daí por diante, toda a trama se desenrola de forma a elucidar o mistério de sua morte. Ao longo da novela, o público só saberia que houve um crime durante a cerimônia, apenas viam um corpo boiando na piscina, sem saberem a identificação do sexo, de quem havia cometido e a razão do crime. A suspeita inicial era a de que o corpo de bruços na piscina era de um homem, mas a confusão aumentou quando mulheres brincaram de cortar os cabelos, colocando roupas masculinas. Pistas formando um quebra-cabeça eram deixadas pelo autor. No capítulo 50, a vítima foi revelada numa tomada submarina na piscina, era Sílvia, e o responsável era o criminoso Boneco. Para despistar a imprensa, também foram gravadas opções com os personagens Cauê, Kico, Lupe, e Helena. A personagem Sílvia era interpretada por Bete Mendes, que havia sofrido um acidente de carro meses antes da novela e estava usando os cabelos muito curtos, fazendo com que a figurinista Marília Carneiro desenhasse cabelos ainda mais curtos como de um rapaz, o que faria que o visual fosse copiado por outras mulheres no Brasil.
Era a primeira vez que a homossexualidade foi abordada em uma telenovela brasileira, através dos personagens Cauê e Conrad Mahler, interpretados pelos atores Buza Ferraz e Ziembinski, respectivamente. A censura no Brasil exigia que o garotão Cauê fosse mostrado como filho adotivo do velho Conrad Mahler, apesar das atitudes dos personagens mostrasse de forma velada a relação."
Elenco - 1974
(fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rebu)


fonte http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/o-rebu.htm


Agora, o Rebu 2014

"O Rebu será uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 23 horas entre 14 de julho e 12 de setembro de 2014, em 36 capítulos. Inspirada na telenovela homônima, exibida de 4 de novembro de 1974 à 11 de abril de 1975, em 112 capítulos. A segunda versão, exibida quarenta anos após a original, sofrerá uma redução de 75 capítulos, ou seja, terá 36. É escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, com colaboração de Charles Peixoto, Flávio Araújo, Lucas Paraízo e Mariana Mesquita, com direção de fotografia de Walter Carvalho e direção geral e núcleo de José Luiz Villamarim
‘O Rebu’ se passa nos dias de hoje, no Rio de Janeiro. A história começa quando a empreiteira Angela Mahler (Patricia Pillar) abre as portas da sua mansão, localizada na Serra do Sossego, para uma festa que reúne negócios e interesses familiares. O PIB brasileiro e a alta sociedade estão presentes. No centro das atenções, além da anfitriã Angela e do seu parceiro de negócios, o também empreiteiro Carlos Braga (Tony Ramos), está a jovem Duda (Sophie Charlotte), a “filha de coração” de Angela. O evento é para celebrar o lançamento de um grande projeto de exploração de petróleo, numa nova parceria das empresas de Angela Mahler e Carlos Braga. Apesar de sócios nos negócios, os dois escondem, com falsa cordialidade, graves divergências pessoais e profissionais.
Na festa, iguarias preparadas por um renomado chef de cozinha e servidas em louças exclusivas ajudam a compor o refinado ambiente. Na pista de dança, um famoso DJ não deixa ninguém ficar parado. Tudo parece perfeito e a festa promete até a chegada de Bruno Ferraz (Daniel de Oliveira), um ambicioso profissional de TI (Tecnologia da Informação). Bruno, que já havia trabalhado para a empresa de Braga, pediu demissão por causa de uma ótima proposta financeira feita por Angela. Na nova empreitada, na Mahler Engenharia, Bruno se envolve com a protegida da empresária, Duda, que se apaixona perdidamente pelo rapaz. Angela logo desaprova o namoro.
Bruno acumula outras conquistas na empresa ao ter um affair clandestino com a advogada Gilda (Cássia Kis Magro), casada com o também advogado Bernardo Rezende (José de Abreu), que trabalha para Braga. Ao trafegar pelas informações das empresas dos empreiteiros, Bruno influencia muito a vida de ambos. Cada um, à sua maneira e intensidade, se envolve com o rapaz de forma definitiva.
Com a descoberta do corpo durante a festa, todos passam a ser suspeitos da morte. Desde Oswaldo (Júlio Andrade), um jornalista bipolar que tem uma crise durante o evento, a Kiko (Pablo Sanábio), o esperto namorado da rica viúva Vic Garcez (Vera Holtz), passando pelo penetra Alain (Jesuíta Barbosa) e seu affair na festa, a fogosa Maria Angélica (Camila Morgado). Sem deixar de lado, claro, a promoter Roberta Camargo (Mariana Lima), responsável pela disputada lista de convidados, com quem Bruno teve um turbulento conflito no passado.
E ainda muitos outros suspeitos, entre eles Braga e Bernardo, que têm seus interesses contrariados pelo morto, e os funcionários que fazem parte do staff do evento, sobretudo no buffet contratado para a festa, formado por um grupo de ex-presos, comandados pelo chef Pierre (Jean Pierre Noher). Todos são interrogados na investigação policial comandada pelo delegado Nuno Pedroso (Marcos Palmeira), sempre acompanhado da sua fiel assistente Rosa (Dira Paes), com quem já teve um envolvimento pessoal. Atrás de pistas para desvendar a morte misteriosa, Rosa está atenta ao comportamento de vários convidados, que desfilam explicitamente nas redes sociais, com posts e comentários reveladores de uma noitada regada a muita bebida, desejo e conspirações.
Elenco
AtorPersonagem
Patrícia PillarAngela Mahler
Sophie CharlotteMaria Eduarda Mahler (Duda)
Daniel de OliveiraBruno Ferraz
Tony RamosCarlos Braga Vidigal
Cássia Kis MagroGilda Rezende
Dira PaesRosa Nolasco
Marcos PalmeiraNuno Pedroso
Maria FlorCamila Martins
José de AbreuBernardo Rezende
Michel NoherAntônio Gonzalez
Laura NeivaBetina
Jean Pierre NoherPierre Bonnet
Vera HoltzVic Garcez
Camila MorgadoMaria Angélica
Bel KowarickLídia Vidigal
Mariana LimaRoberta Camargo
Jesuíta BarbosaAlain
Júlio AndradeOswaldo Martins
Cláudio JaborandySeverino
Pablo SanábioKiko
Miguel ArraesMichel Rezende
Bianca MüllerMirna
Anna CotrimLourdes
Eucir de SouzaBrandão
Antônio FábioNilo
Olívia TorresValentina Rezende
Níkolas AntunesFininho
Hossen MinussiAlfredo
Elea MercúrioLudmila
César FerrárioAdão
Val PierréZé Maria
Dyego MenezesJoão
Bernadete AraújoJúlia
Rodrigo AngelCanetti
Anna TokikoMagda
Luciana BritesAna Paula
Vinícius de OliveiraEduardo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rebu_(2014)

fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/



2 comentários:

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.