Você sabe o que é MC?

11:17:00 Adriana Lara 5 Comments

Pois sou curiosa, e sempre me pergunto o que quer dizer o MC antes do nome dos funkeiros...
Dia que hoje lembrei de procurar na net e achei essa resposta bem legal ( http://www.muitointeressante.com.br/pq/pq-todo-funkeiro-usa-a-sigla-mc-antes-do-nome-artistico )

Provavelmente muitos que usam a sigla não sabem que teve sua origem nas animadas festas dos salões jamaicanos. Lá pelos idos anos 1950, a moda na Jamaica era dançar ska (um misto de ritmos caribenhos com jazz e blues). Daí que era comum os DJs pegarem o microfone e soltarem frases improvisadas por cima da musica do vinil. Algumas vezes até davam as noticias mais importantes do dia, já que rádio era um luxo na época. Eles ficaram conhecidos como "Mestre de Cerimônias" por serem os responsáveis pela condução da festa, por manter seu ritmo. E, mais tarde, as iniciais MC começaram a preceder o nome, como um título.
As letras do ska falavam de indignação, injustiça, recriminação social, marginalização, da dura vida trabalhadora e foi a mãe de alguns gêneros que conhecemos hoje, por exemplo: o reggae, o rap e o hip-hop. Alguns deles acabaram herdando o título de MC para seus artistas. Aqui no Brasil, os cantores de funk também o usam. Os MCs geralmente compõem e cantam seus próprios materiais, podendo muitas vezes partir pra improvisação freestyle, como seus pioneiros jamaicanos.
Mas a sigla também é usada, com o mesmo significado, para se referir aos profissionais que conduzem eventos como premiações, apresentações e shows.

E ai, gostaram da resposta???

Para mim, foi esclarecedora... Apenas não concordo que sejam (os cantores) comparados aos Mestres de cerimônia, até porque, para ser Mestre de Cerimônia, é necessário fazer cursos, estudar.... Mas, já é uma denominação internacional, então o que penso vale nada x nada!!


5 comentários:

  1. Legal ficar sabendo, sempre lia MC e não sabia o porque.

    ResponderExcluir
  2. interessante eu mesma não sabia o que significava
    que bom agora sei
    bos..linda

    ResponderExcluir
  3. Eu já sabia o significado e também não concordo com a comparação.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sabia o que era mas não com toda essa riqueza de detalhe. Adorei Dri!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.