Mais comprinhas na viagem

11:38:00 Adriana Lara 6 Comments

 Essas foram algumas das compras na Grécia


Acima e abaixo, duas telas (óleo sobre tela) que comprei em Santorini...




Um pequeno potiche, pintado à mão, que comprei em Atenas...




 Também comprei alguns Kombolóis... Para quem não sabe,...
"é um brinquedo popular de contas grego, similar a um rosário mas sem finalidade religiosa. Usado como um passatempo relaxante e método de controle stress. A maioria dos kombolói têm entre 16 e 20 contas com uma conta encerrando e para fora, geralmente decorada por um pendão. Podem ser presas em couro, corda ou correntinhas. Existem muitas variedades de plásticos, cerâmica, pedra, cristal, âmbar, coral etc. Com adições de medalhas religiosas, como São Cristóvão, padroeiro dos viajantes ou imagens da cultura grega para os turistas.
Como em geral a arte popular grega, a origem do kombolói não é clara. Alguns afirmam que eles são uma aquisição recente para a cultura continental grega, aparecendo atrás de apenas 70 ou 80 anos, e então chegar a um estado de moda. Alguns dizem que é uma imitação de fios e contas de oração turcos, usado pelos oprimidos gregos para ironizar seus captores. Há a hipótese, talvez mais provável, que seja uma derivação do komboskini, o cordão de oração dos ortodoxos, usado principalmente pelos monges; como a palavra Komboloi significa "pensar" esta pode ser sua verdadeira origem.
Até recentemente, o kombolói era um objeto de homens e raramente era visto nas mãos das mulheres. Melina Mercouri era uma exceção, e que muitas vezes pode ser visto usando um kombolói de prata em público durante a sua luta pelo reconhecimento da soberania cultural grega. Mas hoje, superando a tradição cultural e tornando-se um item de moda, homens e mulheres usam-no."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Komboloi



Esses são dois dos Kombolóis que comprei!!

Já na Croácia, mais precisamente em Dubrovnik, as compras foram poucas, pois chovia e o tempo era diminuto...



Apenas a Matrioska e essa flauta típica.... ainda trouxe chaveiro e caneta para meu marido, e imã de geladeira.


Por falar em imã de geladeira, aqui vai a pequena coleção adquirida na viagem:

O primeiro é reprodução da Acrópole (Atenas), abaixo Lisboa, Dubrovnik (Croácia) e Corfu (lembrança do Palácio de verão da Sissi Imperatriz - Palácio de Achilleion/ Grécia - lindo, por sinal, passeio imperdível)
Seguindo, abaixo, Sintra (Portugal), Santorini (uma receita culinária), uma citação de Sófocles gravada em legítimo mármore grego (Atenas). Por fim, Santorini, o burrinho, típico de Santorini e Lisboa, este é em alto relevo.

E ai, gostaram???
bjs


6 comentários:

  1. Belas compras, Dri!
    Amei as telas e a Matrioska!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que sonho! Desde que me entendo por gente, é o local fora do Brasil que mais tenho vontade de conhecer. Amei as comprinhas, vai lembrar bem essa viagem que eu acredito tenha sido maravilhosa. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido uma viagem maravilhosa, você trouxe coisas lindas, delicadas.
    Bjoss.

    ResponderExcluir
  4. Amiga você trouxe uma tela? Ela é muito grande? De extremo bom gosto, assim como as demais peças. Amei!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia os Kombolóis, ou melhor, conhecia mas não o seu nome e finalidade. Muito obrigada por me ensinar algo novo.
    E as telas de Santorini, que delícia de azuis, verdade?
    Beijinhos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.