Devo tudo ao Cinema . Como Venci o Bullying com a Arte

17:57:00 Adriana Lara 7 Comments

O Livro

Qual a relação entre o bullying e o cinema? A resposta está nesse livro, onde já nas primeiras páginas, numa convivência muito próxima com o personagem central, vamos conhecer e entender acerca desse ato hostil e violento. Cada capítulo nos leva a viver o cinema na sua intensidade e beleza, e ao chegarmos a última página estaremos profundamente conscientes desse mal e de como agir para evitá-lo.Octavio Caruso nos faz entender como a sétima arte é capaz de servir de ponte para a cura desse tipo de comportamento. Um livro singular, porque tudo nele é real.



                                                                                                                   ***
Neste livro, conhecemos o carismático personagem do senhor Antonio, um homem no alto de seus 70 anos, em 2053, que nos presenteia com suas memórias de um passado iluminado, principalmente, pela Sétima Arte. Apresentando-nos relatos deliciosos de como o cinema catalisou sua alma, somos tomados de surpresa pelas semelhanças nas vivências de Antonio com as nossas – como o relato do seu primeiro filme em fita, assistido em videocassete. Acompanhamos a frustração do jovem quando percebia que os cartuchos com filmes da locadora tinham sido substituídos por “genéricos estojos negros, terríveis substitutos daquelas belas artes de capa que eu ficava admirando na loja”. GUILHERME BRIGGS - Ator, Dublador e Diretor de dublagem

Octavio descreveu uma história fictícia e, ao mesmo tempo, perfeitamente real, com as descrições do que acontece internamente, psicologicamente com o personagem principal. Um exemplo a ser seguido. E, “de quebra”, o leitor sente-se estimulado a conhecer, caso tenha se segurado e não interrompido a leitura para isso, mais sobre cinema e seus desdobramentos, como autores, diretores, casting etc. Ao final, ficamos com uma pergunta: será uma ficção ou uma história bem contada de fatos reais?  FERNANDA CAMACHO RODRIGUES - Psicóloga clínica; terapeuta cognitivo-comportamental;especialista em Neuropsicologia; pós-graduada em Gestão de Pessoas; psicóloga da Clínica Medicina do Comportamento – Rio de Janeiro.

Antonio, que atravessa o livro dedilhando suas superações, sua transformação, a descoberta do novo, simples como a televisão a cabo e complexo como o olhar do outro.Antonio toma um vulto de total entrega e desbravamento: a capacidade de não se seduzir pela sua miragem e de viver pela arte! Convido vocês a conhecerem os Antonios, Plínios, Giovanas e Ticos deste livro, tão comovente e necessário. Que venham outros Octavios para nos ensinar a amar a palavra escrita e a crítica ao cinema. JULIO LELLIS – Cineasta



O Autor


Formado em Propaganda e Marketing, ator, escritor e crítico de cinema, Octavio Caruso nasceu no Rio de Janeiro. Apaixonado pelo elemento inspiracional e transformador da sétima arte desde criança, decidiu dedicar-se ao caminho tortuoso e incerto da vida artística em um país onde a cultura não é, infelizmente, uma prioridade. Chegou a roteirizar e dirigir uma peça de teatro (O júri, em 2010). Atuando desde 2002, participou de algumas peças, como Não pensa muito que dói (de Júlio Conte) e Eu sei que vou te amar (de Arnaldo Jabor). Atualmente, está no elenco do longa-metragem Histórias íntimas, de Júlio Lellis, e no curta-metragem Carta para Madalena (dirigido por Stephanny Araújo). Como hobby, o autor também se apresenta cantando em eventos (Elvis Presley e Frank Sinatra, dentre outros), exercitando mais uma de suas paixões. Versátil, realiza com este livro mais um sonho que considerava impossível, quando outrora, em sua adolescência, mostrava-se incapaz de elevar a voz em público, vítima de uma timidez patológica.

7 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar alguma coisa de Octavio caruso, mas não conhecia nada sobre ele.
    O livro não chega ser uma biografia.
    Achei interessante que de fala uma trajetória de vida, de uma pessoa apaixonado por mais de um tipo de arte, e no entanto se conhece tão pouco dele.

    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, boa tarde!
    Acabei de receber os mimos da troquinha, que me enviou...
    Amei tudinho, obrigada querida, assim que Postar lá no Blog te aviso.
    Amei ter sido sua parceira na troquinha e certamente essa amizade frutificará.
    Tudo de bom... Fátima.

    ResponderExcluir
  3. Estou com muita vontade de ler esse livro, quem sabe nas férias da tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, passando para desejar uma ótima semana!!!!!
    bjcas
    www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  5. Vou procurar para ler!! Uma dica preciosa de leitura!!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.