Santorini - A Grécia que se vê nos filmes

17:26:00 Adriana Lara 6 Comments

Bendita e abençoada Santa Irene (Santa + Irene = Santorini). Há certos lugares que combinam beleza natural e charme arquitetônico em doses tão precisas e surpreendentes que é difícil acreditar que realmente existam. Santorini, a mais célebre das ilhas gregas, é assim. Curiosamente, a “culpa” dessa beleza geográfica sem igual é o ativíssimo histórico sísmico da região (a ilha vizinha Thirasia integrava Santorini até o século 3 a.C). No centro da ilha recortada em meia-lua está uma cratera que na verdade é a caldeira submersa de um vulcão, criada por uma série de erupções ocorridas no ano 1650 a.C. E é justamente aí que entra a capacidade do homem de aproveitar com bom gosto o que a natureza lhe deu: no cume do penhasco que beira a cratera foram erguidas as famosas casinhas caiadas de branco, praticamente debruçadas no mar e enfileiradas em vielas estreitas. O cenário é irresistível, bem como o pôr do sol deslumbrante.
Santorini fica no mar Egeu, costa leste da Grécia, a 200 quilômetros de Atenas e ao lado de Mikonos (são as mais conhecidas das Ilhas Cíclades). Com até 300 metros de altura, os paredões da ilha foram sendo "pintados" de branco com a construção de centenas de casinhas que criam uma paisagem idílica. Acrescentando um charme ainda mais especial, diversas igrejas com as cúpulas pintadas de azul se destacam entre os casebres caiados de branco.
Se a beleza já não fosse motivo suficiente para visitar a ilha de Santorini, a região ainda é considerada a origem de uma das mais famosas lendas da história da humanidade. Especialistas e estudiosos afirmam que a erupção que devastou a ilha há mais de 3,5 mil anos tenha sido responsável pelo tsunami que inundou a cidade de Atlântida. Se a lenda é verdadeira ou apenas uma invenção não é possível afirmar, mas ela é mais uma justificativa para conhecer esta paradisíaca ilha grega.
Estivemos em Oía (pronuncia-se “Ia”).- O vilarejo mais bonito no extremo norte da ilha, com um cenário mágico, onde estão aquelas igrejinhas de cúpulas azuis que servem de cenário ao pôr do sol mais poético do universo. Oía é uma experiência única e portanto diferente de qualquer lugar do mundo que você já tenha conhecido.
O melhor mesmo é ficar perambulando por Oía sem destino ou obrigações, aproveitando cada cantinho da vila. Oía é um lugar para se conhecer sem pressa. Não fique com preguiça de entrar por ruelas ou escadas escondidas, pois você pode descobrir paisagens maravilhosas que não são vistas da rua principal. A vila não é muito grande e dá para conhecer tudo a pé, mas prepare as pernas para as escadas e subidas.
Uma dica para quando bater a sede é procurar os mercadinhos e fugir dos bares. A diferença de preço da água é astronômica.
Para chegarmos a Oía, fomos de ônibus até parte da subida, seguimos à pé (a subida não chega a ser cansativa, mas requer paciência e força nas pernas). A descida foi de teleférico - para o qual esperamos por mais de uma hora, sob o escaldante sol, mas valeu a pena pelas lindas imagens e compras maravilhosas.

Um passeio em uma Igreja Ortodoxa:



E algumas fotos:


Nas ruelas de Oía....


As famosas casas brancas e a Igreja com a cúpula azul...


No pátio do restaurante, estava plantado um pé de oliveira




Ao fundo, Igreja Ortodoxa (a que filmei por dentro- filme bem acima)



Mais ruelas...


Eu numa das ruelas (quando comprei as telas com pinturas da cidade)


Ai que chique, eu e o Mar egeu ao fundo!!


Aqui o local onde o Ônibus nos deixou...



O azul do Mar egeu


E eu, de novo, com o Mar Egeu!!


Uma das inúmeras ruas de Oía... ao fundo, o nosso transatlântico da MSC


Vista de Oía


Minha dinda, tia Ignês, eu e Sandra... Santorini, Mar Egeu e o MSC


Promessa cumprida: Há 20 anos Sandra prometeu que iríamos para a Grécia um dia!! está ai a foto para comprovar!!


Finalizando... O constante vai e vem de turistas, que congestiona as ruas das vilas de Santorini.



6 comentários:

  1. Que sonho de viagem Dri!
    Valeu a pena esperar 20 anos para a Sandra cumprir a promessa.
    Que é aquele mar azul?
    É uma recordação para guardar na mente e no coração para o resto da vida.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  2. A cor do mar é impressionante! Um azul fantástico! Uma viagem inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas que lugar lindo! Esse azul do ceu e do mar contrastando com o branco das construcoes deixa o lugar incrivelmente deslumbrante! Adorei ver suas fotos!

    ResponderExcluir
  4. Querida, finalmente arranjou um tempinho para contar sobre a viagem, né? Saudades desse mar azul?
    Lindas as fotos.
    Beijinhos
    Ruthia

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.