Sapato de Mulher - Um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras

15:42:00 Adriana Lara 8 Comments

Lançamento do livro SAPATO DE MULHER, Um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras, publicado pela Editora Livre e patrocinado pela C&A, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, dia 4 de Dezembro às 19h.

O interesse por sapatos é o tema abordado pelo livro Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras, que oferece uma perspectiva comportamental para apresentar a paixão que exclui a lógica quando falamos sobre sapatos e mulheres.

Através de seus capítulos, o livro apresenta, a partir da história do calçado e suas correspondências simbólicas, a conexão entre os pés e o andar feminino com o Ziriguidum brasileiro, o aspecto sacrífico relacionado à Paixão, as correspondências entre o salto e Poder, os diferentes modelos e fantasias no ambiente do Sonho e diversas Curiosidades através das excentricidades, manias e modismos que os sapatos evocam. No capítulo Ao Pé da Letra é oferecido um compêndio de expressões idiomáticas coletadas em nossa cultura popular que demonstram de maneira leve e acessível a relação com os pés e os sapatos.

Neste panorama, foram conduzidas entrevistas com mulheres de várias regiões do Brasil que contam suas histórias, compartilhando as emoções que os sapatos lhes despertam, além das diferentes perspectivas de editores de moda, stylists, designers de calçados, estilistas, psicólogos, historiadores, entre outros.

As galerias de imagens foram editadas a partir de ampla pesquisa em acervos de grandes nomes da fotografia de moda nacional com a intenção de marcar a convivência entre passado e futuro bem como reforçar a disseminação da cultura de moda.

Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras
é um percurso pelo andar de nossas mulheres e feito com ingredientes tipicamente brasileiros. Um livro democrático destinado a um público variado.

O livro Sapato de Mulher, um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras  foi criado Editora Livre e realizado com o apoio do Ministério da Cultura através do incentivo da Lei Rouanet. O livro é patrociando pela C&A, que está sempre apoiando projetos culturais, seja no campo literário, da música, da moda, do cinema, da arte, de eventos e festas regionais.



Sobre os autores

Eliana Castro é jornalista e consultora de imagem. Foi editora de moda do jornal O Estado de S. Paulo (Caderno 2) e possui reportagens em diversas revistas, entre elas, IstoÉ, Marie Claire, Veja, Claudia e Capricho. Ganhou o Prêmio Abril por seus projetos ligados à moda. Como escritora, tem contos publicados em livros, fanzines e revistas literárias.​

João Braga é professor de história da moda na FAAP e Santa Marcelina, e no Senac é coordenador de pós-graduação de História da Moda. É graduado em Artes Plásticas e Educação Artística, pós-graduado em História de Indumentária pelo Instituto Paulista de Museologia, mestre em História da Ciência pela PUC-SP além de especialista em História da Moda pela ESMOD de Paris. É autor de vários livros sobre moda, história da moda e cultura.

Ricardo Feldman é sócio fundador da Livre, editora e produtora de conteúdo e cultura. É publisher da Revista s/n e conselheiro do Theatro São Pedro, Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica de São Paulo.  Dirigiu diversos projetos culturais, entre eles a exposição “Flávio de Carvalho desveste a moda da Cabeça aos Pés“ que ocorreu no MUBE – SP e MAM- RJ, o livro “30 anos de Moda no Brasil“, e o livro “Auditório Ibirapuera, o projeto esquecido de Oscar Niemeyer“, entre outros.

Colaboradores – alguns fotógrafos e entrevistados:
André Passos, Bob Wolfenson, Daniel Klajmic, Ella Durst, Fabio Bartelt, Feco Hamburger, Felipe Morozini, Gui Paganini, Gustavo Zylberstajn, Jacques Dequeker, Jaques Faing,  Julieta Benoit, Marcio Simnch, Murillo Meirelles, Nicole Heiniger, Paulo Vainer, Romulo Fialdini, Tiago Chediak, Tiago Molinos, Luiz Tripolli.

Astrid Fontenelle, apresentadora Saia Justa / Isabella Giobbi, estilista / Mario Mendes editor de moda – Revista Veja / Sandra Bittencourt, editora
de moda – Revista Marie Claire / Fernando Pires, designer de sapatos / Maria Prata, editora de moda / Rachel Ripani, atriz / Laerte, cartunista /
Caco Galhardo, cartunista / Walter Rodrigues, estilista / Daniel Ueda, stylist
/ Cris Guerra, blogueira - Hoje Eu Vou Assim / Francesa Monfrinatti, blogueira - Shoe Lover / Karina Facinatrix / Gloria Coelho / Fernanda Yamamoto / Helô Pinheiro, a garota de Ipanema / Luciana Saddi, psicanalista.


Serviço:
LANÇAMENTO PARA CONVIDADOS: 4 de Dezembro, das 19h às 21h30
LOCAL: LIVRARIA CULTURA – SHOPPING IGUATEMI
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Jardim Paulistano, São Paulo

Edição
Capa dura
Tiragem: 3.000 exemplares
SAPATO DE MULHER Um Passeio pelo Imaginário das Brasileiras
REALIZAÇÃO: EDITORA LIVRE
PATROCÍNIO: C&A
DIREÇÃO E EDIÇÃO: Ricardo Feldman
TEXTOS: Eliana Castro
CURIOSIDADES HISTÓRICAS: João Braga
REPORTAGENS: Vanessa Barone
ILUSTRAÇÕES: Jimmy Leroy
ISBN: 978-85-88809-43-7
Formato Fechado: 23,00 x 28 cm
Miolo: 212 páginas em Papel Off Set 120g e  Papel Jornal 52g

Valor de Capa Normal: R$ 90,00 (noventa reais)

Valor Promocional de Lançamento: R$ 75,00 (setenta e cinco reais)

Livre Conteúdo e Cultura / Editora Livre
Rua Cristiano Viana, 650 São Paulo CEP 05411-001
Telefone 55 11 3038 3939

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Passando para conhecer seu blog, e já seguindo.
    Fiquei louca para ler esse livro, porque qual mulher que não ama vários sapatos.
    O tema não poderia ser melhor!
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri!
    Que evento bacana, uma pena não dá pra mim!
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal esse livro Dri!
    Ainda não tinha ouvido falar dele!

    Bjus, Bjus florzinha!

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com
    Canal: Aline Laitarte Bomboneca

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.