Tecnologia se transforma em aliada das mulheres na otimização do tempo

11:41:00 Adriana Lara 11 Comments

As mulheres brasileiras estão cada vez mais antenadas na tecnologia, e o interesse tem crescido muito por conta do caráter multitarefa da mulher moderna, que precisa atender demandas do trabalho, da família, e suas necessidades pessoais. Uma pesquisa recente da Intel realizada pela Ipsos1 mostrou que as mulheres entrevistadas consideram que o uso para atividades profissionais é o principal fator que as levam a adquirir um novo computador 2 em 1 (44%), All in One (47%) ou até mesmo um notebook tradicional (50%).
A escolha pelo dispositivo perfeito para as mulheres brasileiras também mostra que, além do trabalho, a versatilidade e as facilidades que o dispositivo irá trazer para ela e para a família estão no topo das prioridades. Essa busca por facilidade e usabilidade está levando as mulheres a adotar dispositivos diferentes dos tradicionais desktops e notebooks. Dispositivos como All in Ones, que entregam alto desempenho em um formato que é elegante, clean e pode ser usado toda a família, estão dando uma nova dimensão ao uso que as mulheres fazem da tecnologia no âmbito doméstico. Além de procurar produtos que facilitam suas vidas, elas também buscam dispositivos que as ajudem em tarefas diárias como ajudar na educação dos filhos, entretenimento e para se comunicar com amigos e familiares.
Para a consultora e personal organizer Ana Ziccardi, a tendência é marcada por uma necessidade básica da vida da mulher moderna: “O pedido ao gênio da lâmpada hoje é: TEMPO. O que percebo é que na realidade não nos falta tempo, mas sim priorização de tarefas e planejamento para executá-las”, comenta. “A tecnologia pode ser uma grande aliada na organização, já que cada vez mais os dispositivos estão multifuncionais, rápidos e móveis, oferecendo novas funções que ajudam na administração do tempo”, completa.

Tecnologia a favor da organização – Com o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho e o crescimento profissional delas, assumindo cargos de chefia e liderança, muitas têm que dividir seu tempo entre o trabalho e a família, principalmente no papel de mãe. Uma pesquisa2 aponta que mulheres focam 44% do tempo em tarefas urgentes, essas devem ser executadas de imediato pois possuem uma maior urgência, o problema é que 21% do tempo é gasto com tarefas circunstanciais que não geram resultados e com isso sobram apenas 31% para tarefas realmente importantes que trazem resultados para a vida pessoal ou profissional, aquelas que trazem a sensação de dever cumprido.
“Uma das grandes questões da mulher nos dias de hoje é conseguir conciliar responsabilidades cada vez maiores no trabalho e a vida pessoal, as demandas crescem e se multiplicam na mesma medida em que são realizadas. Acredito que uma das maneiras mais eficazes é entender a natureza de cada tarefa e elaborar uma escala de prioridades para a execução de cada uma”, comenta Ana.
No meio desse aumento de demanda as mulheres acabam passando o dia todo fora de casa e precisam carregar uma série de objetos como maquiagem, materiais de higiene pessoal, celular, livros, documentos, carteira, etc. Essa quantidade de coisas gera um peso excessivo na bolsa e alguns objetos podem ser evitados. Por exemplo, com um computador 2 em 1.
Os 2 em 1 equipados com a última geração de tecnologia são mais leves e compactos, possuem uma performance mais eficaz e uma maior duração de bateria, essas características o transformam em um dispositivo ideal para o dia a dia corrido, que exige uma máquina versátil, eficaz e com uma grande mobilidade. Além disso, o modo tablet destes aparelhos permite utilizar aplicativos que auxiliam na organização como agenda, calendário e lembrete, além de outros aplicativos como os de bancos, pelos quais se pode fazer transações de forma mais rápida e prática, os de mensagem instantânea, que ajudam na hora de se comunicar, enviar arquivos e agora permitem até fazer ligações.
“O interessante dos 2 em 1, além da versatilidade funcionado nos modos notebook e tablet, é a facilidade para transportá-los para qualquer lugar, já que são compactos e leves. Eles cabem facilmente na bolsa, sem precisar carregar junto seus fios, já que a duração de bateria pode chegar a 8 horas”, afirma Melissa Leite, diretora de comunicação da Intel na América Latina. “Além disso, com esses equipamentos é possível dispensar o livro físico para ler na tela e digitalizar documentos e materiais de estudo. Ou seja, um equipamento com cerca de 1kg, ajuda a substituir vários itens pesados”.
E uma novidade dos últimos modelos, a tecnologia WIDI, Wireless Display, permite que se conectem dispositivos móveis como notebooks, 2 em 1 e tablets em televisões sem a necessidade de cabos. “Quando vamos ver um filme ou mostrar fotos que estão em nosso computador para toda família precisamos conectar um cabo que atrapalha, temos que ficar próximos da TV, pois o cabo não vai muito longe, muitas vezes temos que desconectar o cabo de outro aparelho para ligar ao notebook. Com essa nova tecnologia eliminamos aquele emaranhado de fios e, além disso, quando vamos projetar algo do notebook na TV não precisamos ficar do lado dela para isso”, adiciona Melissa.

Metodologia da Pesquisa1
O estudo foi coordenado pela empresa Ipsos para Intel. No Brasil, o estudo foi baseado nos resultados de uma entrevista online com compradores e potenciais compradores de tecnologia que fazem parte de um painel de acesso, com uma amostra de 1.006 brasileiros durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Como líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, a Intel também fabrica os primeiros microprocessadores disponíveis comercialmente do mundo “livres de conflitos”. Mais informações sobre a Intel estão newsroom.intel.com e blogs.intel.com e sobre os esforços da Intel para oferecer produtos livres de conflitos em conflictfree.intel.com.
Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.
* Outros nomes e marcas são propriedades de outros. 
2 Pesquisa da realizada pelo especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal Christian Barbosa disponível no livro “A tríade do tempo”, 2008.

Acerca de Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, criada e dirigida por profissionais de pesquisa. Fundada na França em 1975, tornou se um grupo de pesquisa global com forte presença em todos os mercados-chave. A Ipsos ocupa a terceira posição na indústria global de pesquisa.
Cotada na Bolsa de Paris desde 1999, a Ipsos gerou uma receita global de €1.669,5 milhões em 2014. Com escritórios em 87 países, a Ipsos consolidou-se como marca líder porque é a única empresa estruturada por meio de áreas de especialização: publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados.
Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo.
Para mais informações, acesse: www.ipsos.com.br e www.ipsos.com

11 comentários:

  1. A tecnologia sem dúvidas é uma ótima alidada, basta apenas usar com sensatez. Tenha um fim de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Tudo hoje em dia gira em torno de tecnologia, o que nos facilita bem a vida :)

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando a tecnologia é usada da forma correta só nos trás benefícios, muito bom.
    Bj
    Luh
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
  4. Otimizar o tempo é tudo que mais preciso no meu dia a dia.
    A tecnologia é por vezes minha aliada, por outras minha carrasca.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amo essas novidades tecnológicas que só facilitam a vida da gente !
    E como mulheres que tem multifunções, achei a novidade incrível !
    Beijocas

    Momento Quality

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, Dri!
    Adoro novidades na área da tecnologia!!

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas.
    Eu sou super a favor da tecnologia no auxílio de tudo!
    bjuss

    ResponderExcluir
  8. Eu já fiz um post sobre esse tema e realmente a tecnologia tem se tornando uma grande aliada a vida da mulher moderna.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia a palavra é otimizar!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  10. Usando a tecnologia com responsabilidade tudo fica perfeito!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.