Um breve tour em Atenas

21:31:00 Adriana Lara 11 Comments



Tão falada nos últimos dias, a Grécia, seja com o tal calote ou não, é encantadora, envolvente, um dos berços da civilização.... Nossa história passa por lá, pois todos temos algo de gregos e romanos! Desejo que logo tudo se normalize neste país que me cativou, com seu povo simpático e amigo, seus milenares pontos turísticos, o mar mais lindo que já vi e onde o sol se põe de maneira especial, como se soubesse que cada anoitecer ficará marcado na lembrança daqueles que sabem apreciar e viver o belo!

Uma pequena galeria de fotos...

Logo abaixo, na primeira fileira de fotos, está o  Odeon de Herodes Atticus Hérodeon, localizado no lado sudoeste da Acrópole de Atenas. O teatro remonta a 161 aC, quando foi construído por Herodes Ático, em honra de sua esposa Regilla, que tinha morrido no ano anterior. O teatro tem capacidade para até 5.000 pessoas.  


Acima - A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas,capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion, com suas Cariátides como colunas (Cariátide (/ kæriætɪd /; grego: Καρυάτις ', plural:' Καρυάτιδες) é uma figura feminina esculpida servindo como um suporte de arquitetura tomando o lugar de uma coluna ou um pilar de sustentação com um entablamento na cabeça.)!.
As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis"); construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nice, simbólico da harmonia do estado de Atenas.


Ao fundo da foto acima, temos o Templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olimpeu (emgregoΟλυμπείωνtransl.: Olympeion; em latimOlympeum), é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Está localizado no centro de Atenas, na Grécia. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.

Abaixo: Curiosidade -  Estas colunas são originais - em mármore, datado de aproximadamente 450 a.C. - ou seja, devem ter quase 2500 anos! A gente vê vários avisos para não tocar, para que o mármore não se desgaste.
Vocês sabiam que o Parthenon foi construído em 9 anos?
(A construção começou em 447 a.C. e estava substancialmente pronta em 438 a.C., mas a decoração continuou até 433 a.C).
Hoje, com toda a tecnologia e recurso que possuímos, já são mais de 30 anos para o restauro, que ainda está muito longe de finalizar.
As colunas, que os arqueólogos pensavam ser iguais, diferem , uma da outra, em milímetros.... Tudo teve que ser desmontado, catalogado e montado, como um quebra-cabeças, para ver onde deve ser restaurado.
Isso me encanta.... Sem a tecnologia, sem os recursos da era moderna, o homem foi capaz de criar lindas obras arquitetônicas para contar sua história!
Que seja preservada por mais alguns milhares de anos!


Abaixo, à esquerda - o Parlamento Grego e logo abaixo, os famosos guardas com seus sapatos com pompons nas pontas.
Mais abaixo, um bebedouro, comum de se encontrar... a pia é de mármore milenar!
À direita, a Academia que está localizada no centro da cidade e também é conhecida como a Academia Platônica, fundada por Platão em 388 aC. O termo Academia vem do nome do lendário herói de Akademon da mitologia grega. 
Pela Academia passaram Platão, Aristóteles, que mais tarde deu origem ao seu centro de ensino, o Liceu. Outros estudantes brilhantes foram Eudoxo, Heraclides Pôntico, Julian e Gregório Nacianceno. Ele está localizado na área central da Via Panepistimiu perto de alguns edifícios em estilo neoclássico, como a Biblioteca Nacional e da Universidade.
Dando segmento, no sentido horário, a Biblioteca Nacional de Atenas - Estes são dois dos prédios da Trilogia Neoclássica de Atenas


Na cidade, o velho e o novo se confundem....


Uma escavação na calçada e apareceu um banheiro romano! Claro que fica ali, devidamente protegido.. e o moço segue ao lado, bebendo sua água... Um chafariz que mexeu com minha imaginação...
Na segunda linha, o Estádio Panathinaiko -  onde são realizados os jogos Olímpicos.
Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da I Olimpíada, foram os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, realizados em AtenasGrécia, berço dos Jogos da Antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, no Estádio Panathinaiko com a participação de 241 atletas masculinos, representantes de catorze países.  E eu, 'lutando' com um gladiador.
Mais abaixo um pastor da Igreja Ortodoxa (predominante na Grécia) e um grego que tocava New York New York no sax, que me emocionou (amo a música).. e aos meu olhos, um grego grisalho mega, hiper charmoso...uau!!!.

São muitas as fotos que tenho, bem como algumas filmagens.... aos poucos, vou colocando pra vocês!
Espero que gostem desse passeio! bjs

fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/



11 comentários:

  1. Que bacana, são locais incríveis, coloca mais fotos e vídeos sim.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo! Deve ser ótimo visitar lugares tão diferentes com outras culturas e costumes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OMG!!! Que luxooo adoreii o passeio estou encantada beijos
    http://www.blzinteligente.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa que chique,morro de vontade de conhecer estes lugares belissimos.
    Divirta-se
    Beijos
    http://diferencial2000.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, que lindas fotos o luar é divino hein!
    bjcas e uma linda noite!
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  6. É um lugar mágico!!! Este é uma das viagens que tenho muuuita vontade de fazer um dia!

    ResponderExcluir
  7. Tem post novo no blog, se quiser conferir.

    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esse lugar!!! Mistério e beleza!!!

    ResponderExcluir
  9. Dri essa é a viagem do meu sonho, acho que é um lugar lindo demais. Adorei as fotos e vídeo.
    Bjús
    quadrofeminino.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, minha linda! Adorei seu post e seu blog, Que lugar lindo, a Grécia é mesmo bela. sucesso, beijos
    Blog www.nalvafausstino.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lugar lindo estou encantada com o lugar, beijos.

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.