Lutadores: suplementos alimentares melhoram disposição e desempenho

14:52:00 Adriana Lara 7 Comments


Praticantes de luta encontram nos suplementos alimentares componentes estratégicos que ajudam a melhorar a performance


A prática de lutas como jiu jitsu, muay-thai e boxe, entre outras, costuma exigir muito dos lutadores, que saem dos treinos fatigados e com a musculatura corporal lesada. Para diminuir a fadiga e as dores no dia seguinte - e melhorar o desempenho durante as lutas - esses atletas têm se beneficiado dos suplementos alimentares, que possuem inúmeras vantagens quando indicados de maneira correta por um profissional.

De acordo com Maria Fernanda Pio, nutricionista e consultora técnica da Dr. Shape Suplementos - maior rede de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil - não existem suplementos específicos para determinadas modalidades de luta, mas sim, aqueles que são mais indicados para a performance dos lutadores. Atuante nas áreas de Nutrição Esportiva e Estética, Maria Fernanda já atendeu atletas como a musa fitness Gracyanne Barbosa; os lutadores de MMA Thiago Marreta e Tiago Trator; a campeã mundial de boxe Duda Yankovik e o campeão mundial de jiu jitsu Henrique Salgado.
Os suplementos – Além de intensos, muitas vezes, os treinos duram mais de 60 minutos, o que implica na necessidade de indicar a suplementação. “Cumprem esta função suplementos como osaminoácidos, as proteínas, os carboidratos e o Ômega 3, entre outros, quesão indicados para osrecovers, ou seja, a recuperação da musculatura no pós-treino”, explica Maria Fernanda. Estesrecovers devem ser ricos em carboidrato, principal nutriente exigido durante as atividades físicas. Durante períodos prolongados e de alta intensidade, os aminoácidos, e, em algumas atividades de endurance, também os eletrolíticos, precisam ser repostos e combinados com carboidratos para a preservação da postura dos atletas.
A cada ciclo de 60 minutos, a combinação suplementar deve ser reposta. “Somente os carboidratos não são o suficiente, por isso, as proteínas do soro do leite, conhecidas como whey protein, devem ser utilizadas. Há também aquelas derivadas do arroz, da ervilha e das carnes hidrolisadas”, detalha a nutricionista.
Os termogênicos, substâncias que ajudam o corpo a produzir energia de forma mais rápida, acelerando o metabolismo, podem ser consumidos, mas com cautela. O mesmo vale para os suplementos que prometem disposição extra. “O próprio treino já é intenso e o corpo não deve ter a sua capacidade elevada além do que lhe é natural. É importante recorrer à orientação profissional para avaliar a necessidade de inclusão desses suplementos”, reforça.
A consultora esclarece ainda que os novos praticantes têm uma necessidade menor de suplementação do que os atletas de ponta e que as diferenças no consumo dos suplementos não estão nas modalidades, e sim, na aptidão física de cada lutador. “Não há contraindicações no consumo dos suplementos alimentares. Porém, é essencial o acompanhamento de um profissional para melhor orientação”, completa.
Suplementos substituem as refeições?
Maria Fernanda é categórica em afirmar que os suplementos não substituem a importância de uma boa alimentação. Isso porque os nutrientes oferecidos pelas suplementações apenas complementam e oferecem componentes estratégicos, muitas vezes encontrados nos alimentos ingeridos. “De nada adianta o atleta ser bem suplementado se a sua alimentação deixa a desejar. Os lutadores só irão se destacar perante os seus oponentes caso a sua alimentação seja complementada com os suplementos, que irão recuperar a musculatura, diminuir os riscos de lesões e melhorar a disposição durante os treinos”, ressalta.
Adepta das dietas naturais, a nutricionista da Dr. Shape Suplementos recomenda, ainda, que os lutadores não substituam as refeições por lanches ou suplementos. Ela reforça que o consumo de frutas e hortaliças não deve ser deixado de lado, pois as vitaminas e minerais são essenciais para complementar a saúde do organismo. “Alimentação pobre em carboidratos não são indicadas aos atletas, pois quem pratica exercícios físicos deve ter uma dieta rica em todos os tipos de alimentos saudáveis. Muitas vezes, as pessoas restringem o consumo de carboidrato por razões estéticas, porém, essa não é a melhor estratégia para os lutadores”, aponta.
Os carboidratos são os nutrientes mais utilizados durante as atividades físicas e os lutadores necessitam desses combustíveis energéticos em grandes quantidades. “Alinhados com uma alimentação saudável e com o uso adequado dos suplementos alimentares, com acompanhamento profissional, esses nutrientes farão dos lutadores, verdadeiros campeões”, finaliza a nutricionista.

Conheça a Dr. Shape

Em 2002, o advogado Paulo Fernandes estava insatisfeito com a carreira jurídica. Encontrava ‘alívio’ na prática esportiva, à qual se dedicava com afinco e comprometimento. Fernandes consumia suplementos alimentares para viver com mais saúde e qualidade de vida e não entendia por que estes artigos eram ‘vítimas’ de tanto preconceito e desinformação. Tomou uma decisão para resolver ambas as questões: largou seu emprego e montou uma loja de suplementos alimentares na região central da cidade de São Paulo, a Dr. Shape Suplementos. Queria promover o consumo de tais itens compartilhando com os clientes informações corretas e de qualidade.

Durante 10 anos, o advogado viu sua loja crescer e se tornar referência. Além de vender suplementos, passou a comercializar outros itens, como acessórios para a prática esportiva e vestuário fitness, entre outros. Os clientes passaram a perguntar em quais outras regiões da cidade havia lojas da Dr. Shape – um indicativo de que era hora de crescer. Fernandes, então, aliou-se a dois especialistas em franchising - Roberto Kalaes, ex-executivo do Grupo Microlins, no sistema há 20 anos, e Felipe Kalaes, que atua com franquias há uma década. A dupla transformou a Dr. Shape em uma rede de franquias.

Em quase dois anos como franquia, a Dr. Shape Suplementos conta com 22 lojas em operação e outras 23 em fase de implantação.

7 comentários:

  1. Dri super dica para quem prática esportes :)

    Beziquinhos docess..
    Tricotando a Vida | Fanpage Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Acho super legal esse suplementos para os atletas, mas sempre com a companhamento de profissionais.

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom para quem gosta de se cuidar!! Temos que ter atenção sempre em escolher ótimos produtos

    ResponderExcluir
  4. Esses suplementos são realmente importantes para quem pratica esportes. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Suplementos são sempre uma ótima dica para a saúde, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Esses suplementos estão super em alta né?

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. nunca usei suplementos mais acho que deve ser bom sabendo dosar né
    bjoss...linda
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.