Cigarro e má alimentação pioram a celulite? Esclareça essas e outras dúvidas

12:28:00 Adriana Lara 3 Comments

Dermatologista, Ligia Kogos, responde perguntas cruciais sobre a o tema.
 
Por que as jovens de 16 ou 18 anos, mesmo gordinhas, não tem celulite? 
A dura verdade é que os teores de colágenos já decrescem por volta dos 25 anos e a pele perde arte de sua firmeza. Aos 18 anos, mesmo com excesso de gordura, a pele é tão firme e durinha que age como uma “cinta“ sobre o tecido adiposo e, mesmo com alguma retenção de líquido pré-menstrual, nada treme nem balança ao caminhar, nessa fase gloriosa da vida.
 
Refrigerante piora a celulite? 
Sim. Os refrigerantes, inclusive os diets e lights, contém sais que retém líquido. Se a moça tem constituição genética vulnerável ao acúmulo de gorduras na região de coxas e quadris (descendentes de italianos, espanhóis, árabes, portugueses, isto é, a brasileira típica com corpo de violão), tensão pré-menstrual, usuária de anticoncepcional, sobrepeso, sedentarismo, fumante, com consumo considerável de refrigerante (mais de um copo por dia), ainda mais se aliado a alimentos com muito sal e carboidratos, notará sim, o agravamento da celulite!
 
Comer pizza pode fazer aparecer celulite de um dia para o outro? 
Sim, pois comidas com alto teor de carboidratos e sal, provocam retenção de líquidos, que em apenas 12 horas, podem evidenciar o aspecto em “furinhos” da celulite que estava menos visível. Para compensar, nas refeições seguintes corte carboidratos e sal ao máximo.


 
E o cigarro?
A médio e longo prazo sim, pois decresce a qualidade da circulação sanguínea de todo o organismo e, com isso, diminui os teores de colágeno da derme, a camada mais profunda de nossa pele, tornando-a menos firme, frouxa, flácida, evidenciando as ondulações do tecido gorduroso e a retenção de líquido variável no local.
 
Por que exercício físico reduz a celulite?
Além de favorecer perda de peso, quando há necessidade, pela queima mais fácil de calorias, há melhora da circulação e consumo da gordura justaposta aos músculos da região, especialmente na musculação, o que em cerca de dois ou três meses já pode ser facilmente percebido.
 
Ficar sentada o dia todo agrava a celulite? 
Sim, infelizmente! Permanecer sentada, por tempo prolongado, prejudica a circulação sanguínea no local, diminuindo a drenagem de líquido que aí se acumulam, favorecendo depósito de gordura e contribuindo para atrofia da musculatura, se não houver compensação com exercícios em outros momentos.


3 comentários:

  1. Resumindo, todo o nosso estilo de vida atual provoca ou exagera essa maleita horrorosa. Triste realidade, hein? mas também viver sem uma pizza de vez em quando, ninguém merece...
    Beijinhos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  2. Não fumo e faço exercício, mas também como coisas gordas e fico bastante tempo sentada na frente do computador por conta da minha profissão.

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Post de utilidade pública né amiga? E não é só a pele que fica prejudicada com esse péssimo hábito não.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.