Como gratinar com Queijo tipo Parmesão

10:31:00 Adriana Lara 1 Comments

A técnica de gratinar deixa o prato crocante por fora e macio por dentro

A arte de gratinar surgiu na França do Século XIX e, com o passar do tempo, conquistou o paladar do mundo todo. Massas, carnes e legumes podem ser incrementados e valorizados com essa técnica. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, ensina o método de gratinar com Queijo tipo Parmesão para deixar o prato crocante por fora e macio por dentro. 
A técnica para gratinar é simples. Cubra o prato com o molho de sua preferência, salpique o queijo tipo Parmesão, ralado ou em lascas, sobre os ingredientes e leve o refratário (de vidro, cerâmica ou inox) para o forno previamente aquecido a 180ºC. Feito isso, é preciso ficar atento ao forno e observar o comportamento do queijo, pois o ponto correto do gratinado é quando o Parmesão começa a formar bolhas. O tempo aproximado para atingir este ponto é de 15 minutos, que pode variar conforme o tipo de forno. 
“O fundamental no gratinado é o tipo de queijo utilizado, sendo o Parmesão o mais indicado, pelo seu sabor diferenciado, levemente picante e textura granulosa. Além de gratinar mais facilmente do que outros tipos de queijo”, explica Gabriela Colombo, gerente de marketing da Tirolez. 
Para você colocar em prática a técnica de gratinar, a Tirolez sugere a deliciosa Lasanha de Cogumelos, um prato que pode ser servido tanto no almoço com os amigos quanto em um jantar especial.

Vamos à receita:

Lasanha de Cogumelos



Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal Tirolez (52 g)
- 1 cebola pequena picada (70 g)
- 1 bandeja de cogumelo tipo Paris em fatias (200 g)
- 1 bandeja de cogumelo tipo shimeji picado (200 g)
- 3 colheres (chá) de sal (12 g)
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo (40 g)
- 1 litro de leite
- 1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 ml)
- 1 embalagem de massa para lasanha (200 g)
- 150 g de peito de peru defumado fatiado e picado
- 200 g de Queijo Mussarela Tirolez passado no ralo grosso
- ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez (55 g)

Preparo
- Preaqueça o forno a 180 °C.
- Em uma panela derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, adicione a cebola e os cogumelos e refogue por 5 minutos. Tempere com 1 colher (chá) de sal e reserve.
- Em outra panela, derreta o restante da manteiga, polvilhe com a farinha e deixe tostar ligeiramente, mexendo sempre. Adicione o leite aos poucos, mexendo sem parar, até levantar fervura. Acrescente o creme de leite, o restante do sal e os cogumelos reservados. Assim que levantar fervura, apague o fogo.
- Em uma forma refratária grande (22 cm x 35 cm), faça camadas alternadas de molho, massa de lasanha, peito de peru e queijo mussarela, terminando com molho e queijo.
- Cubra a forma com papel-alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno, remova o papel-alumínio e polvilhe o queijo parmesão. Volte ao forno por mais 15 minutos, ou até gratinar, e sirva quente, como prato principal.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Dica: substitua os cogumelos shimeji por shiitake.

Um comentário:

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.