Como conseguir mais leitores para o seu blog

17:20:00 Adriana Lara 15 Comments


Seja pra quem está querendo começar um blog, ou mesmo pra quem já tem um tempinho 'blogando', ter um layout organizado e muito bem estruturado é muito importante, mas isso nem sempre é fácil de conseguir.

Os templantes prontos ajudam bastante pra quem está começando, porém, se seu objetivo é evoluir, é necessário paciência e determinação para estudar e aplicar as ferramentas corretas.
Até mesmo profissionais de marketing e designers estudam e pesquisam muito para estruturar suas páginas nos princípios SEO.

Eu aprendi assim, pesquisando e batalhando muito, aprendi e continuo aprendendo todos os dias, maneiras para alimentar a 'fome incontrolável' do Google por bons conteúdos. No entanto, nós sabemos como pode ser caro e difícil obter um bom layout ou um bom artigo que nos trará bons resultados, inclusive para quem deseja tirar 'o sustento da família' do seu blog. Por isso mesmo, resolvi compartilhar com quem está começando, um pouco do meu aprendizado, pois percebo o interesse das pessoas em evoluir. Ora essa! Ninguém que se arrisca a escrever para um blog, quer permanecer no anonimato, não é?! E a sua página precisa acompanhar a evolução dos seus textos e imagens.

Hoje em dia existem inúmeras empresas que fazem o 'trabalho sujo' todo pra você e te entregam tudo prontinho. A desvantagem, porém é que você fica à mercê dessas empresas para fazer qualquer tipo de alteração, por menor que ela for. O blog é a segunda casa de um blogueiro, é como se você tivesse que pedir autorização para a sua empregada toda vez que quisesse mudar o papel de parede, por exemplo. Por outro lado, se você é muito bom em produzir conteúdo, mas não entende nada dessas coisas e nem tem muita paciência para entender, depender dessas empresas de criação de sites, pode ser um bom caminho.

Outra coisa bem complicada é conseguir colaboradores voluntários para o seu blog, justamente por não ter uma remuneração fixa, as pessoas não se dispõe a contribuir com um blog só por divulgação (e às vezes até por dinheiro).
Já convidei alguns bloggers que sequer me responderam e já publiquei artigos de pessoas que, voluntariamente, presentearam meu blog com os seus textos fantásticos, cheios de informação e boas imagens.
E por qual motivo isso acontece? Por que algumas pessoas se recusam a colaborar, mesmo sendo remuneradas, enquanto outras se oferecem sem ganhar nada em troca? A vontade de colaborar com o próximo é que faz a diferença, isso se chama bom senso. Alguns bloggers 'suplicam' por colaboração nas redes sociais e em seus sites, mas sequer visitam outros blogs para prestigiar o trabalho do colega, isso se chama 'cara de pau'.

O intuito deste post, que a minha querida amiga, tão gentilmente fez questão de publicar, é para alertar blogueiros e blogueiras a colaborar voluntariamente. Seja com artigos não remunerados, com conhecimento, com comentários, seguindo o blog ou com um simples 'curtir'. Só assim você conseguirá mais e mais, não leitores, mas prestigiadores do seu trabalho.


A minha colaboração é oferecer um Blog Inteirinho personalizado gratuitamente para quem está começando. Qual é a sua?



15 comentários:

  1. Dri, muito obrigada pela força e pelo apoio. Espero ajudar mais e mais pessoas. Beijão e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Adri!
    Gostei muito do texto.
    Parabéns para Ellen pela boa vontade.
    A gente quebra a cabeça mesmo para dar o melhor de nós...
    “Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
  3. Puxa que iniciativa bacana. Acho legal o papel que a blogueira tem de levar conhecimento, sendo pago ou não. Quanto a um bom layout, é fundamental. Que graça a Ellen fazer esse papel lindo!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, gostei do post.
    Parabéns.
    Bjão

    www.jeanecarneiro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana esse post com certeza vai ajudar muitas blogueiras, muito legal a Ellen ajudar dando um layout novinho.
    Passando para desejar uma ótima semana!
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  6. É uma iniciativa legal, parabéns para a Ellen, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Fantástico. Desejo muito sucesso à Ellen e continuação de muito sucesso à minha amiga Dri.
    Uma linda semana para as duas
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada querida amiga, a recíproca é verdadeira... ah! andei atualizando (???) as fotos no face, e coloquei alguma coisa da viagem!! bhs

      Excluir
  8. Obrigada Ellen, venho aprendendo muito com você e parabéns pelas dicas. http://trocarlivro.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
  9. Dri, admiro sua iniciativa! Assim como a Ana, venho aprendendo muitíssimo com você, e com a Ellen, nem se fala! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Dri, admiro sua iniciativa! Assim como a Ana, venho aprendendo muitíssimo com você, e com a Ellen, nem se fala! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Bjs!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.