Heloísa Schurmann e as dicas que vêm do mar para enfrentar dias frios (ou até gelados) de inverno!

17:05:00 Adriana Lara 1 Comments



Depois de uma semana que registrou recordes de temperaturas baixas em diversas cidades do país, nesta segunda, 20 de junho, começa, de fato, o inverno. De acordo com especialistas, em 2016, a temporada será sim de frio, ao contrário do ocorrido nos anos anteriores. Então, provavelmente, os casacos, cobertores e aquecedores – resgatados no final gelado de outono – continuarão sendo necessários. Já pensou no guarda-roupa para o dia a dia ou até mesmo as peças obrigatórias na bagagem para a próxima viagem?! Navegando ao redor do mundo há mais de 30 anos e enfrentando as mais diversas temperaturas, a Família Schurmann tenta ajudar com dicas práticas.

Em março deste ano, a tripulação da Expedição Oriente chegou, pela primeira vez, à Antártica. No continente gelado, enfrentaram a temperatura mais baixa de toda a sua história de aventuras: pelo menos, -15ºC, o último índice registrado pelo termômetro do veleiro Kat antes de estourar. Agora, navegando por regiões mais quentes, Heloísa Schurmann (foto abaixo) compartilha ideias para nos protegermos do frio que deve se manter principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Heloísa lembra que, na embarcação, não há espaço para guardar muita roupa. Por isso, para começar, é importante escolher quais peças são fundamentais e como utilizá-las.

“Nos vestimos em camadas. Primeiro, usamos uma segunda pele, uma roupa de baixo que é térmica. Por cima, jeans, camiseta ou suéter. Depois, se ainda for necessário, um casaco bem quente, de preferência impermeável e com gorro”, conta. Heloísa destaca ainda a importância de proteger as partes extremas do corpo com luvas, gorro, echarpe, pashmina e meias superquentes. Vestindo, no máximo, três camadas de roupa a partir da escolha certeira das peças, a navegadora acredita que é possível enfrentar o frio deste inverno e até mesmo o clima gelado da Antártica.

Família Schurmann & Expedição Oriente

Primeira família a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, a história da Família Schurmann ganha destaque a partir de 1984, quando o economista Vilfredo e a professora Heloísa decidiram abandonar a vida estável e confortável em terra firme e zarpar rumo aos mares e oceanos do planeta, acompanhados dos filhos pequenos: Wilhelm, na época, 7 anos, David, 10, e Pierre, 15. Três décadas depois, com algumas aventuras marítimas no meio e as crianças, agora, homens feitos e até mesmo pais de uma nova geração, a Família Schurmann volta a exercitar o desapego. Desde 21 de setembro de 2014, o veleiro Kat vem sendo a moradia dos Schurmann e a imensidão do mar, o destino da Expedição Oriente!

Com o apoio fundamental dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solvi, os velejadores percorrerão cerca de 30 mil milhas (o equivalente a quase 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos e aproximadamente 50 portos. Pela primeira vez, eles estiveram na Antártica e na República Popular da China, que fica a aproximadamente 17 mil quilômetros de distância do Brasil. O curioso é que as rotas das aventuras anteriores somadas ao roteiro da Expedição Oriente resultariam em 14 viagens da Família Schurmann à China.

Se o roteiro reserva lugares desconhecidos, a nova travessia também marca a estreia da terceira geração a bordo: o jovem Emmanuel integra a tripulação Schurmann, formada pelo casal Vilfredo e Heloísa e os filhos Wilhem, David (líder da tripulação de terra) e Pierre – os dois últimos, em alguns trechos da aventura. Kat, a filha caçula, falecida em 2006, está simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro da família, neste projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Mais informações sobre Expedição Oriente - Família Schurmann para a imprensa:
Alexandre Moreno (alexandre@bansen.com.br) e Clean Barros (clean@bansen.com.br)
BANSEN & Associados Comunicação
Telefone: (11) 5539.2344

Um comentário:

  1. Já vi a história dessa família em um documentário e achei muito legal você ter falado deles aqui! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.