RECEITA: FOCACCIA ITALIANA

13:24:00 Adriana Lara 3 Comments


No dia 2 de junho é celebrado o nascimento da República Italiana. Em 1946, com o término da guerra, com o fim dos 20 anos de fascismo, e após 85 anos de reino, os italianos, e pela primeira vez, também as italianas, foram às urnas para decidir em um Referendum, qual forma de governo dar ao país: monarquia ou república.
Com isso, O dia é considerada a data civil mais importante do calendário italiano. Em muitas cidades italianas são organizadas paradas e festejos, incluindo o memorável vôo da Frecce Tricolore (versão italiana da esquadrilha da fumaça).
Com a Itália como fonte de inspiração para o cardápio de seu restaurante SENSI Gastronomia, localizado na região de Campo Belo (SP), o chef Manuel Coelho apresenta a receita clássica da Focaccia, um estilo moderno de pão que se espalhou para outros lugares do mundo onde os comerciantes e colonos italianos formavam comunidades. O pão simples coberto com ervas e azeitonas possui outras variedade devido à flexibilidade da receita básica.



FOCACCIA
Ingredientes 
500 g de farinha
300 ml de água
15 g de sal
15 g de açúcar
20 g de fermento biológico
60 g de leite
125 ml de azeite
02 ramos de alecrim
10 g de sal grosso
12 unid. de tomate cereja 
Fatias de aliche (opcional)
Preparo:
Misturar o leite e o fermento. Em um bowl colocar a farinha, adicionar o sal e o açúcar e misturar. Colocar o leite com o fermento e adicionar a água aos poucos.
Trabalhar a massa até ficar bem homogênea e macia.
Deixar descansar coberta, até dobrar de tamanho. Untar a assadeira com azeite e abrir a massa até forrar a assadeira toda. Passar azeite por cima, espalhar o sal groso, o alecrim e o tomate cereja. Deixar crescer e asse a 220ºC por 12 a 15 min (até dourar).
Sobre o Sensi Gastronomia
Localizado em uma das esquinas mais charmosas do bairro do Campo Belo, o Sensi foi aberto em junho de 2014 e é uma das referências em gastronomia da região. O proprietário e chef Manuel Coelho comanda as caçarolas de seu restaurante explorando receitas tradicionais italianas, em específico as do mediterrâneo, ao lado da esposa Ana Claudia Mascitto, quem organiza os eventos corporativos e os cursos mensais, além de ter a participação importante no projeto do espaço junto com o marido.
 
Sensi Gastronomia
Rua Gabrielle D’Annunzio, 1.345 – Campo Belo – SP - Tel. (11) 2478-5099
Capacidade: 48 pessoas (restaurante). Escola e espaço de eventos: até 25 pessoas.
Horário de funcionamento: Fechado às segundas. Almoço, de terças as sextas das 12h/15h e aos sábados e domingos das 12h/17h. Jantar: terça a quinta das 19h/23h / sexta e sábado 19h/meia-noite.
Valet: R$ 18
Cartões: todos - Não aceita vale refeição
Acesso para deficientes Wi-Fi
www.sensigastronomia.com.br

3 comentários:

  1. Adriana gostei da receita do pão o pão está uma delícia, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada amadinha, teu comentário e feedback é muito importante para mim! bjs, volte sempre

      Excluir
  2. Não vou tentar fazer e arruinar a imagem que tenho da focaccia na minha memória gustativa. Mas adoro, adoro focaccia. Alguns tipos são quase uma refeição.
    Experimentou fazer? Como correu?
    Beijinho, um lindo fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. A sua lista de sítios para visitar em Portugal continua a aumentar. Por este andar, um mês não vai chegar :)

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.