80% dos pets precisam de tratamentos dentários. Confira um guia para manter a saúde bucal do pet em dia

13:55:00 Adriana Lara 1 Comments

Realizar a higiene oral em cães diariamente pode resolver e evitar problemas de saúde. A veterinária da Virbac do Brasil, Fabiana Zerbini, explica em detalhes como manter a saúde oral do pet e tira as dúvidas mais frequentes dos proprietários

(imagem fonte: http://prevethome.com.br/2014/02/17-curiosidades-sobre-os-caes/)


É comum a falta de higienização dos dentes de cães e por isso, a doença periodental é um dos problemas mais recorrentes da prática veterinária. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), oito a cada dez cães apresentam infecções na gengiva e, de acordo com a AmericanVeterinary Dental Society (AVDS), cerca de 80% dos pets precisam de tratamentos dentários após os quatro anos de idade.

A veterinária Fabiana Zerbini, da Virbac do Brasil, explica que normalmente os proprietários dos pets deixam de fazer a higiene oral por falta de tempo. Atualmente, temos disponível no mercado, produtos extremamente palatáveis que facilitam o cuidado com a saúde oral dos pets.

O que pode acontecer com a falta de higienização?
Por conta das bactérias formadoras do tártaro, os animais apresentam mau hálito, doença periodontale podem até perder os dentes. Além disso, o tártaro, em contato com a gengiva, pode provocar inflamações e sangramentos. As bactérias da boca caem na corrente sanguínea, podendo causar doenças em outros orgãos como rins, coração, fígado e pulmões.

Como escovar os dentes dos cães?
- Consulte um veterinário
Antes de iniciar os cuidados com a saúde oral, é importante consultar um especialista. Ele vai examinar seu cão e sugerir o melhor programa para manter a boca do seu cão sempre saudável.
- A prática leva à perfeição
O cão precisa se acostumar com a escovação, portanto, o dono tem que ter paciência e deve falar palavras de incentivo, dar carinho e agrados para o pet se sentir à vontade e colaborar com a ação.
- Quanto mais cedo, melhor
A partir dos dois meses, deve-se cuidar da saúde bucal do pet mesmo com os dentes de leite, assim ele já se acostumará ao longo do crescimento.
- As escovas de dente precisam ser especiais
Para evitar danos nas gengivas do pet, o ideal é usar uma escova apropriada ou uma dedeira. O veterinário pode indicar a escova mais adequada para seu cão.
- Use somente pasta especifica para eles
Não pode, de maneira alguma, utilizar as pastas dentárias dos donos, pois elas contém muito flúor e sabão, o que pode prejudicar a saúde dos cães. Procure uma pasta de uso veterinário. Existem também algumas opções com sabor para estimular a escovação.
- Recompensa é sempre bem vinda
Brinque ou leve-o para passear depois de uma escovação realizada com sucesso.
- Escovações regulares são melhores que nada
Caso não consiga manter a escovação todos os dias, é indicado pelo menos três vezes por semana. Nesse caso, utilize outras formas de limpeza dental.

Quais os outros métodos para manter a higiene oral além da escovação?
- Opte por produtos palatáveis e de fácil administração
Existem no mercado produtos como tiras e comprimidos mastigáveis que eliminam o mau hálito e ajudam no controle da placa. Os donos também podem optar por enxágues bucais que podem ser diluídos e adicionados à água dos cães.
- Alimentação conta também
Alimente-o somente com rações de qualidade e ofereça brinquedos que ajudam a limpar os dentes, como os ossinhos e bolinhas de borracha.

Como escolher os produtos ideais?
- Peça indicações
O veterinário recomendará os produtos indicados para os problemas do cão.
- Opções Virbac do Brasil
A marca é líder mundial em odontologia veterinária e possui uma linha completa de saúde oral:Veggie® Dent - tiras mastigáveis que auxilia na limpeza dos dentes dos cães -,  Aquadent® - enxaguante bucal -, a Pasta C.E.T.® - pasta dental com a exclusiva tecnologia C.E.T, combinação de enzimas que reforçam o mecanismo natural de defesa da boa, inibindo o crescimento de bactérias produtoras da placa e neutralizando os ácidos por elas produzidos-, Cooldent®, comprimido mastigável que elimina o mau hálito dos cães e Spiraphar® 10 - antimicrobiano indicado no tratamento de infecções bucodentárias, gástricas e intestinais de cães e gatos.

Sobre a Virbac
Fundada na França em 1968 pelo médico veterinário Dr. Pierre Richard Dick, a Virbac ocupa hoje a 7ª posição no ranking mundial das companhias farmacêuticas veterinárias. Transformou-se em marca de referência no mercado veterinário mundial, graças a uma grande linha de produtos biológicos e farmacêuticos que previnem e combatem as principais patologias dos animais domésticos e de criação, com destaque para a linha de produtos dermatológicos, líderes de venda mundial. A Virbac está presente em mais de 100 países com produtos e serviços que trazem juntos, qualidade, eficácia e facilidade de utilização a todos aqueles envolvidos no cuidado animal. Site: www.virbac.com.br

Um comentário:

  1. Adri!

    dicas super importantes.
    Uma de nossas cadelinhas teve um problema sério de tártaro e gastamos horrores, além do sofrimento porque ela é bem velhinha, 11 anos e sofreu.
    Melhor cuidar antes...
    Desejo uma ótima semana.
    “Como a luz numa masmorra faz visível todo o seu horror, assim a sabedoria manifesta ao homem todos os defeitos e imperfeições da sua natureza.” (Marquês de Maricá)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de julho com 3 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.