Projeto "Erva-Mate: Uma Cultura Aberta" é lançado em Porto Alegre

14:18:00 Adriana Lara 8 Comments

A sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, foi o palco para o lançamento, na noite de quinta-feira (04/08), do projeto "Erva-Mate: Uma Cultura Aberta". A iniciativa da Prefeitura de Ilópolis e do Arranjo Produtivo Local (APL) Vale do Taquari tem o objetivo de promover o fomento da erva-mate para além do chimarrão, principalmente na culinária à base do produto, além de ações voltadas à gastronomia e alimentação escolar. Em Ilópolis já está em vigor uma Lei Municipal para a inclusão de produtos com erva-mate na alimentação escolar.

bolo de erva mate


Durante o evento, além de apresentação feita pela secretária de Turismo de Ilópolis, Ariana Maia e pela coordenadora de marketing e de desenvolvimento de produto do Moinho Sangalli, Tatiana Sangalli, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli fez um relato a respeito das parcerias históricas da entidade para a promoção e o incentivo de receitas utilizando a erva-mate como ingrediente, além do apoio permanente dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Social (Aters) para a certificação do produto.

Para Brandoli, a iniciativa desse tipo de divulgação é válida, especialmente se forem considerados o grande número de propriedades medicinais desta cultura. “Fora a possibilidade de fortalecer os elos da cadeia produtiva”, observou. Já o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Valdir Pedro Zonin, ressalta a importância da expansão de novos produtos e mercados, para que haja um reequilíbrio da cadeia produtiva.

sorvete de erva mate


Na ocasião, Zonin também relatou o fato de que estará presente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro durante o próximo final de semana, para a divulgação da “Mateada Olímpica”, que será realizada no domingo (07/08). Também durante os jogos, serão distribuídos 1,4 milhões de unidades de refrigerantes e energéticos naturais à base de erva-mate para 10 mil atletas de 200 países.

Por fim, o chefe geral da Embrapa Florestas — de Colombo, Paraná — Edson Tadeu Iede destacou os trabalhos de pesquisa da entidade, além dos experimentos com os primeiros clones de erva-mate implantados nas regiões de Erechim e do Vale do Taquari. Também participou do evento o coordenador da Câmara Estadual da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Tiago Fick, que salientou as principais ações em andamento da Secretaria.

Cuca de erva mate


O encontro também consolidou o Grupo Gestor que, ao lado das parcerias, dará continuidade às próximas ações. Integra a iniciativa a Prefeitura de Ilópolis, Emater/RS-Ascar, APL Vale do Taquari, Ibramate, Famurs, Câmara da Erva-Mate da Seapi, Embrapa Florestas, Afubra, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Moinhos Sangalli, Associações de Agricultores e Sindicato da Indústria do Mate no Estado do RS (Sindimate), além de outras entidades ligadas ao setor.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu,como toda gaúcha,adoro chimarrão!! já provei bolo à base de erva mate, que achei delicioso, assim como os cosméticos, que são um espetáculo! bjs

      Excluir
  2. Gente, que legal! Erva Mate pra todo lugar... achei super legal essa ideia. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse projeto é muito legal, é bom quando as autoridades fazem esses tipos de projetos na cidade, todos ganham, Adriana bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esse projeto é muito legal, é bom quando as autoridades fazem esses tipos de projetos na cidade, todos ganham, Adriana bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que projeto legal viu, eu ainda não tive oportunidade de experimentar nada.
    Deve ser uma delicia !!!
    Estou vindo da Agenda dos blogs, ja sigo seu espaço, espero sua visita !
    Beijos, Nana ღ
    Nana Pinho Em Cores | Instagram | Bugingangas & Cia


    ResponderExcluir
  6. Nossa muito interessante, gostaria de provar o sorvete.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que projeto interessante! Adoro o chá, fiquei com vontade de experimentar os outros alimentos, devem ser deliciosos. Muito bom valorizar e mostrar o potencial do alimento. Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.