Carboidratos são essenciais para manter a disposição nas atividades físicas

11:58:00 Adriana LARA 3 Comments

A alimentação balanceada é a chave para o bem-estar, seja para um atleta profissional ou para quem busca manter a forma

Pouco mais da metade da população brasileira (cerca 54,1%) pratica esportes regularmente, de acordo com o Ministério do Esporte (Diagnóstico Nacional do Esporte –DIESPORTE - 2015). Mas, para conquistar os efeitos das atividades físicas, não é preciso ser um esportista de ponta. Treinos de 30 minutos por dia são suficientes para obter benefícios como melhora da circulação e tônus muscular, além de contribuir para a disposição e o ânimo.

Um ponto que dever ser observado, tanto pelos esportistas quanto por quem só quer manter a forma, sem pretensões de competir, é a alimentação. “Para que a atividade física seja bem executada é necessário o consumo suficiente de alimentos fontes de carboidrato antes e depois do exercício, para obter energia por meio da glicose. O carboidrato está presente em alimentos como torradas e massas”, diz Mariana Nacarato, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas do Sul do país.

Além de ser uma excelente fonte de carboidrato, a torrada é um alimento interessante para os praticantes de atividade física, pois é uma opção muito prática, que pode ser levada na bolsa ou mochila para ser consumida a qualquer hora.

A nutricionista explica ainda que antes do exercício o carboidrato tem a função de fornecer energia. Depois, ele exerce um papel importante na recuperação e reposição dos estoques de energia no músculo. Se o consumo de carboidrato não ocorre de forma adequada pode acarretar queda de rendimento e fadiga.

“Uma dica de consumo antes do exercício é torrada com geleia sem açúcar, pois irá oferecer energia rápida. Já após o exercício é interessante consumir junto com a torrada um alimento fonte de proteína como sardinha, atum, frango ou ovos, para estimular o ganho e a manutenção de massa muscular”, completa a nutricionista.

Cada tipo de atividade física requer uma quantidade adequada de carboidrato. Estas porções dependem do tipo de exercício, intensidade, sexo e idade do praticante. A necessidade de energia aumenta quando são praticados esportes no frio, no calor intenso ou em altas altitudes. “As recomendações e quantidades devem ser ajustadas por nutricionistas, levando em conta todos esses fatores, além das metas pessoais e preferências alimentares”, ressalta Mariana. 

Mais do que manter uma alimentação equilibrada pré e pós-treino, é preciso considerar o dia alimentar. Tomar um bom café da manhã, comer frutas, verduras e legumes, evitar os excessos e ter um bom consumo de água são dicas básicas que valem para todos, inclusive praticantes de atividade física.

Aproveitando as dicas da nutricionista, a Isabela ensina como fazer dois acompanhamentos para Torradas: Patê de Sardinha e Mini Pizza de Atum. Confira o passo a passo:

Como fazer Patê de Sardinha

Ingredientes
- 2 latas de sardinha em óleo (125 g cada)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 1 embalagem de Torrada Integral Isabela (160 g)


Como fazer

Passo 1: Escorra bem o óleo da sardinha, amasse-as com um garfo e coloque em uma tigela.

Passo 2: Junte o suco de limão, o azeite, acrescente a maionese, o cheiro-verde e misture bem. Sirva acompanhando as torradas.

Rendimento: 16 torradas
Tempo de Preparo: 20 minutos
Calorias por porção: 113,8 por torrada


Como fazer Minipizza Light de Atum


Ingredientes
- 2 latas de atum sólido em água
- 2 tomates sem sementes, em cubinhos
- 2 colheres (chá) de azeite
- ½ cebola pequena picadinha
- folhas de 3 galhos de orégano fresco
- 1 embalagem de Torrada Light Isabela (160 g)
- 100 g de queijo muçarela light ralado

Como fazer

Passo 1: Coloque o atum escorrido em uma tigela e, com um garfo, desfaça-o em pedaços menores. Junte o tomate, o azeite, a cebola e o orégano.

Passo 2: Sobre cada torrada porcione um pouco do atum temperado, salpique a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 2 minutos para derreter o queijo. Retire do forno e sirva imediatamente.

Rendimento: 16 minipizzas
Tempo de Preparo: 20 minutos
Calorias por porção: 93,6


Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br.

Sobre a Isabela
Líder em vendas na categoria de biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M.Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 24 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 16ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada do Prêmio Marcas de Quem Decide 2016 segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “A vida é mais com Isabela”, possui mais de 70 produtos reconhecidos pelo consumidor, entre eles o biscoito Tortinhas Isabela.

Sobre M.Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com mais de sessenta anos de existência, a M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M.Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, segundo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.


3 comentários:

  1. Carboidratos são essenciais, por isso que gosto de tê-los aqui, gostei das receitas super saborosas, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Carboidratos são essenciais, por isso que gosto de tê-los aqui, gostei das receitas super saborosas, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro carboidratos hahaha, também acho essenciais e não consigo tirar da minha alimentação, nem diminuir muito.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs