Descubra de uma vez por todas o que é café expresso!

15:16:00 Adriana Lara 6 Comments

O brasileiro é um apaixonado por café e vemos isso nas grandes quantidades que são vendidas todos os dias em supermercados, restaurantes, bares e lanchonetes. Bebemos café de todos os tipos de grãos e cada lugar tem suas características marcantes e culturas distintas na hora de degustar o famoso grão. No entanto, especialmente nos últimos anos, tem se tornado muito popular o café expresso, uma maneira rápida e forte de ter sua energia diária.



Mas a maioria das pessoas não conhece muito a respeito dessa versão. E você? Quer descobrir de uma vez por todas o que é café expresso? Confira o texto a seguir:
O que é o café expresso?
O expresso não é um grão diferente: ele é feito com os mesmos grãos que o café tradicional é feito. Porém, o que difere em gosto e aroma é o método de prepará-lo: ele é feito através da passagem de água quente (não fervendo) sob alta pressão pelo grão moído. Para isso, ele precisa ser feito em máquinas específicas que aumentam a pressão dessa passagem para até dez atmosferas ou bars.
Esse processo leva a uma bebida de mais qualidade e sabor acentuado, pois o grão moído é aproveitado em toda sua essência e o líquido fica com muito mais consistência do que o café coado. Isso ocorre porque a alta pressão leva a uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e então temos um café altamente encorpado.
Geralmente servido em xícaras menores, ele tem também uma concentração maior de cafeína que o café comum e as máquinas costumam dar uma camada extra mais cremosa por cima.
É uma bebida sofisticada, ótima para ser dividida com parentes ou amigos depois de uma refeição gostosa ou num bate papo descontraído. Também é ótimo de ser degustado quando se está sozinho, principalmente naquelas tardes nubladas ou noites gélidas onde o frio praticamente nos convida a uma bebida quente.
A tradição do Expresso italiano
O café expresso tem sua origem na Itália, onde chama-se espresso. Porém, ele se expandiu e hoje é normal encontrá-lo em todo o planeta. Foi criado e desenvolvido no início do século vinte, e sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera, em 1901. No entanto, o termo espresso surgiria apenas por volta de 1946, com a grande venda das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de preparo do café.



O jeitinho brasileiro do café expresso
Por nossas terras, a forma mais habitual do café é o coado. Embora esse café seja popular, ele é menos denso e vai perdendo espaço para o expresso, que, hoje em dia, é oferecido pela maioria dos restaurantes, bem como lanchonetes e bares. As máquinas caseiras também estão em alta, cada vez mais baratas e acessíveis.
Agora que você conhece mais sobre essa bebida, pode degustá-la com ainda mais vontade. O expresso é delicioso e ainda dá uma energia a mais para encararmos o dia a dia. Sente-se cansado? Peça logo o seu!
Ainda tem dúvidas sobre o expresso? Qual é o seu tipo de café preferido? Deixe um comentário: participe da conversa!
Fonte/fotos: http://blog.clubecafe.net.br/descubra-o-que-e-cafe-expresso/

Gente, recebi, esta semana, mais um café mega especial, do pessoal do Clube Café.



Dessa vez chegaram 2 pacotes de 250g de café Gourmet, 100% Arábica, na variedade Bourbon amarelo e Catuaí, com notas que lembram chocolate.



Vou preparar e depois mostro pra vocês!
Mas desde já, sintam-se convidadas a vir saborear um delicioso e magnífico café!
Ah! Não, dá? Tá longe?
Fica triste não, 'miga' , corre pro Clube Café (http://blog.clubecafe.net.br/ ) faz o teu cadastro - é rapidinho e fácil - diz pra eles que foi a Adriana, do Tititi da Dri, quem te indicou, que logo, logo tu vais estar recebendo um magnífico café, no conforto da tua casinha, feito com carinho especial para ti... 
Vai lá, perde tempo não!!


6 comentários:

  1. Uau! Adoro café e o expresso é maravilhoso! E esse que você recebeu com notas que lembram chocolate, amei!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de café misturado estilo os do Starbucks, puro não consigo tomar =/

    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adriana delícia o café expresso, fiquei com vontade de experimentar também, Adriana bjs.

    ResponderExcluir
  4. Menina, fiquei doida para experimentar esse café.Parece ser uma delícia!
    Bjcas e um ótimo fim de semana para você!
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  5. Adri!
    Café é bom há toda hora, adoro e se é um bom café expresso, uhummmm.
    Vou aguardar sua opinião sobre os cafés que recebeu.
    Desejo um ótimo final de semana e um bom feriado!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Que legal conhecer essa marca. Por aqui amamos um bom café!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.