Escolha com critério a sua escova dental

13:44:00 Adriana Lara 2 Comments

Diante de tantas variedades de produtos no mercado, a quantidade de cerdas é considerada um dos meios para o consumidor escolher a melhor escova, afirma especialista



Tão antiga quanto o surgimento da humanidade, a escova de dente é um utensílio imprescindível na atual sociedade. No começo, não havia opção para o homem primitivo, pois a escova era feita de pelos de porco. Hoje em dia, porém, é possível encontrar inúmeros modelos e marcas no mercado, feitas com diversos tipos de matéria-prima. Essa crescente variedade também é resultado do maior consumo do produto em todo o mundo. Estudo divulgado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, inclusive, para surpresa de todos, aponta que a escova de dente é considerada a invenção mais importante da humanidade.

No Brasil, a aceitação do produto também acompanha a tendência mundial. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC, o consumo do mercado interno de escovas dentais tem aumentado continuamente ao longo dos anos. "Isso significa que a população está mais bem informada e mais consciente acerca da importância da higienização oral eficiente, o que ajudará a diminuir a cárie, doença que é considerada epidemia mundial", comemora o Professor, Mestre e Doutor em Odontologia da Anhanguera UNIBAN, Dr. Hugo Lewgoy.
Diante de tantas opções, escolher a melhor escova dental tem sido a principal dificuldade dos consumidores. Escovas com cerdas duras, médias ou macias? Cabeça grande ou pequena? Cabos emborrachados? Enfim, essas são algumas das indagações que surgem no momento de optar pelo produto. 

Para o Dr. Hugo, as dúvidas devem começar a ser sanadas pelo tamanho da cabeça e características das cerdas. A cabeça não pode ser grande porque dificulta alcançar os dentes posteriores e as cerdas devem ser ultramacias e em quantidade vultosa. "Quando uma escova possui cerdas duras, é possível que elas estejam em pouca quantidade. O fabricante usa essa técnica para tentar compensar, ou seja, o consumidor acredita que as cerdas duras higienizarão mais os dentes. Muito pelo contrário. Costumo dizer que é como se pegássemos uma vassoura com cerdas duras e varrêssemos um chão com piso branco e brilhante. Certamente, ao longo do tempo, ele perderá o brilho e surgirão alguns riscos", exemplifica o dentista.

Um dos modelos que há alguns anos cresce em vendas por atender as necessidades e características desejadas pela comunidade odontológica e consumidores é a Curaprox 5460. Com 36 opções de cores, com cabeça pequena e arredondada, o produto contém 5460 cerdas ultramacias que não machucam as gengivas. O cabo com design sextavado possibilita naturalmente a utilização na angulação correta durante o ato da escovação, onde a escova deve ficar inclinada em um ângulo de 45° (metade das cerdas apoiada sobre a coroa dental e metade apoiada sobre a margem gengival). 

Dicas do Dr. Hugo Lewgoy
Prefira escovas com cabos lisos. As borrachas nos cabos podem colaborar para acumular sujeiras e proliferar bactérias.
Deve-se dar preferência às escovas que possuem uma tampa acrílica da cabeça, pois há maior conservação, higienização e proteção das cerdas. Estes protetores também são muito úteis durante o transporte como, por exemplo, dentro de bolsas, malas, pastas ou até mesmo diretamente dentro do bolso para evitar o contato das cerdas com dinheiro, carteira e outros objetos.
Recomenda-se trocar de escova a cada três meses.
Antes de se iniciar a higiene oral, as mãos e unhas devem ser muito bem lavadas e esfregadas com água e sabão;
Um bochecho com água para eliminar resíduos de alimentos deve ser realizado, pois isto diminui a chance da comida ficar presa entre as cerdas e sofrer uma decomposição posterior. 

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.

www.curaprox.com.br

2 comentários:

  1. Gosto muito das escovas da Curaprox, são fofas e muito macias. Não sabia dessa vantagem do acrílico.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Essa marca é ótima!!!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.