Conhecendo o URUGUAI

12:31:00 Adriana Lara 2 Comments

Tivemos a excelente oportunidade - Alisson, eu, meus pais e agradável grupo de amigos - de viajar para o Uruguai neste feriado (de 06 a 10 de setembro), com a Roque Viagens e Turismo (rua Ernesto Alves, 132 - fone (51) 3712-3088).
Conhecemos Punta Del Este, Montevideo e Colônia de Sacramento.
Mas antes de ‘embarcarmos’ nessa viagem, quero contar que o serviço foi de primeira categoria. Fomos em ônibus de dois andares (Evetur -  qd 116, RS-129, km 69, Encantado - fone (51) 3751-1314) e nos instalamos na parte inferior. Viagem super tranquila, ônibus espaçoso, serviço de bordo (Roque Turismo) perfeito, cumprimento de horário, sem falar da simpatia, boa educação e gentileza dos motoristas.
Também tenho que citar a guia Mirta (uruguaia, mas que fala um português quase perfeito) que é uma enciclopédia ambulante e dissertou para nós desde a história dos locais visitados até peculiaridades e curiosidades sobre as cidades pelas quais passamos.

(crédito da foto: Roque Rodrigues)


Bom, agora sim, podemos embarcar no nosso roteiro, cuja primeira parada é em Punta Del Este, no Hotel Cassino Conrad, onde fizemos o câmbio de moedas, além de conhecer as dependências deste grande empreendimento do Mercosul, que é palco para os mais variados shows internacionais e hospeda os grandes nomes do jet set mundial.
OBS: A chuva, como podem observar na maioria das fotos, foi nossa companheira de viagem constante, mas não atrapalhou e nem impediu de nos divertirmos e curtir os passeios.








Seguimos por um tour pela cidade, onde pudemos apreciar casas, prédios, instiruições, praia... Sendo que nos chamou a atenção o fato de não ter muros, grades... apenas jardins que separam as construções residenciais das calçadas e ruas.  Vimos ainda o mais novo empreendimento do presidente dos EUA (foto abaixo)





Também fizemos a parada obrigatória na praia Brava, onde está localizado o Monumento aos Afogados (Monumento al Ahogado) - escultura mais famosa de Punta del Este, na Parada 4, em frente à rodoviária da cidade.



(crédito da foto: Roque Rodrigues)


Mais conhecida como La Mano, este monumento foi feito em 1982 pelo artista chileno Mario Irarrázabal, para alertar os visitantes sobre o perigo de afogamento nas águas fortes de Punta del Este. Ele estava participando de um concurso realizado naquele ano de obras artísticas para decorar a cidade. Das obras daquele concurso, apenas a escultura da mão permanece até hoje.
A mão tornou-se símbolo de Punta del Este e é visitada por milhares de turistas o ano todo.
Seguimos para Punta Ballena, onde se localiza a famosa Casapueblo, de Carlos Páez Vilaró (o pai de um dos sobreviventes dos Andes) pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e empresário uruguaio. Conta a história que a Casapueblo foi modelada com suas próprias mãos.






Pudemos conhecer um pouco mais das obras e vida desse homem que nos deixou em 2014, com 90 anos de idade. O complexo de cimento pintado de branco que se assemelhava a uma cidadela aos poucos deixou de ser apenas o seu lar e se converteu em seu ateliê, e, eventualmente, museu; embora tenha continuado a habitar o local, Vilaró continuou a expandi-lo continuamente, criando por vezes um quarto diferente para determinado hóspede e hoje é uma das principais atrações turísticas do departamento de Maldonado.
Próxima parada - Montevideo! Aguardem

As fotos que não possuem crédito são minha autoria ou de meu filho Alisson.

2 comentários:

  1. Apesar da chuva, vocês aproveitaram bastante. Gostei de saber a história por detrás dessa escultura emblemática, já conhecia a obra (virtualmente) mas nunca tinha lido acerca do seu significado.
    Já estão de volta a casa, pelo que percebi. Aguardo ansiosamente o post sobre Montevideo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana que vem sai a primeira parte, pois tem muito para falar, se bem que vou procurar sair do 'lugar comum' que todos visitam e colocar coisas diferentes. acredito que vais gostar do próximo post... cheio de rosas!
      bjs

      Excluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.