Golpes no Whatsapp, riscos e como se proteger

17:35:00 Adriana Lara 4 Comments



Sem dúvida, o uso do WhatsApp como plataforma para espalhar ameaças tornou-se uma alternativa amplamente utilizada por atacantes virtuais. O número de usuários desse aplicativo, faz dele um sistema efetivo para ter uma propagação exponencial de campanhas maliciosas, já que os usuários geralmente não verificam as informações antes de compartilhá-las com seus contatos e em grupos. Essa atitude gera um alcance ainda maior.
Muitas vezes, os fraudadores aproveitam temas populares e irresistíveis aos usuários, como cupons de desconto, lojas com promoções, faturas do suposto cliente e vagas de emprego para solicitar dados importantes, como número de cartão de crédito, por exemplo. 
Apesar de se tratar de uma ameaça conhecida há anos, antes realizada muito mais por e-mail, as campanhas de phishing continuam a ser eficazes e estão em constante evolução, tendo como objetivo passar despercebida para os olhos dos usuários e fazê-los clicar em um link que os leva a uma ameaça virtual, seja por meio de vírus ou pelo preenchimento de dados pessoais em sites falsos. 
As campanhas de phishing tendem a ter uma maior incidência durante os feriados ou nas datas próximas das ofertas online, uma vez que estes são períodos em que há grande quantidade de compras pela internet. Há também períodos, como o pós carnaval, onde as pessoas procuram emprego com mais afinco, onde aparecem os golpes de falsas vagas de empregos.
Quer se trate de campanhas em massa ou ataques direcionados, os usuários se deparam com a decepção. 

Dicas de proteção
A principal ferramenta de proteção é o senso crítico. Sempre que receber algo que parece bom demais para ser verdade, desconfie e reveja antes de clicar. Desconfie de ofertas que parecem muito boas para serem verdadeiras, preços excessivamente baixos e promoções incríveis, especialmente nas datas em que as compras online são mais populares.
É necessário ter cuidado com as pesquisas que prometem dinheiro ou descontos. Fique atento também ao receber newsletters de sites diferentes. Se você desconfia de um remetente de e-mail a melhor opção é não enviar as informações solicitadas.
Outro ponto a se considerar antes de clicar em um link é verificar na margem inferior esquerda da tela e checar para onde será direcionado.

fonte Imagem: https://www.tecmundo.com.br/software/123591-whatsapp-voce-compartilhar-localizacao-em-tempo-real.htm

4 comentários:

  1. Eu quase não uso o whatsapp, só muito de vez em quando para ligar ao meu marido. Não fazia ideia que tinha essa utilização massiva. Tornou-se mais uma rede social, parece. E tecnologia popular atrai golpistas em massa...

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,
    Uso muito whatsapp mas nunca saio clicando em tudo que enviam, sempre tem golpes falsos.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia temos que nos proteger de todas as formas hein.

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Adriana é sempre bom ficar atento o whatsapp é maravilhoso mas também é perigoso, muito bom ficar sabendo dessas informações bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/


    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.