Brasil está entre os cinco países que receberão os testes para o Uber Air

15:57:00 Adriana Lara 1 Comments



Brasil, Austrália, Índia, Japão e França
podem receber aeronave da Uber

A Uber anunciou hoje os cinco países finalistas para receber testes do serviço Uber Air, ao longo dos próximos cinco anos. Brasil, Austrália, Índia, Japão e França foram confirmados como candidatos para a rede aérea de transporte compartilhado que a Uber está desenvolvendo em conjunto com parceiros da indústria aeronáutica.

"Estes cinco países poderão ter o modelo de transporte completamente transformado com o uso dos veículos elétricos baseado em decolagem e aterrissagem vertical (VTOL)", disse Eric Allison, o chefe do programa de aviação da Uber. "Vemos um enorme potencial na utilização de drones, criando um futuro de transporte realmente multimodal".


O Uber Elevate cria o compartilhamento urbano aéreo, no mundo todo. Dentro de aproximadamente cinco anos, usuários da Uber de algumas cidades poderão apertar um botão e embarcar em um vôo. Para isso, a Uber reuniu uma rede de parceiros que inclui fabricantes de aeronaves, desenvolvedores imobiliários, desenvolvedores tecnológicos, entre outros.

As cidades de Dallas e Los Angeles, ambas nos EUA, já tinham sido confirmadas como as duas primeiras cidades a receber o programa em maio, no 2o Encontro Anual do Uber Elevate. Lá, a Uber anunciou também que está à procura de uma terceira cidade, em outro país.

  • Brasil - A cidade do Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo, onde está a principal operação da Embraer no mundo, são dois dos maiores pólos da Uber no mundo e também, por acaso, lugares com grandes frotas de helicópteros, sinalizando uma demanda clara para o serviço aéreo compartilhado.
  • Japão - Como sede de um dos mais eficientes sistemas públicos de transporte e líder mundial em tecnologia e indústria automotiva, estamos animados em convidar a mega-cidades como Tóquio e Osaka a explorar o futuro do transporte conosco.
  • Índia - Mumbai, Nova Delhi e Bangalore são algumas das cidades mais congestionadas do mundo, onde poucos quilômetros podem significar literalmente horas. O Uber Air oferece grande potencial para criar uma opção de transporte que combata os constantes congestionamentos.
  • Austrália - A equipe do Uber Elevate já teve diversas conversas positivas, inclusive com a Autoridade Australiana de Segurança em Aviação Civil, em nossa recente visita em Sydney e Melbourne. A Austrália já deu passos significativos rumo ao fturo da avição urbana.
  • França - Nós nos animamos ao anunciar a abertura do novo Centro de Tecnologia Avançada, em Paris, cidade diretamente ligada ao nascimento da Uber, e, agora, estamos ansiosos para ampliar as discussões em uma região com rica história aeronáutica.

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Os critérios adotados para selecionar essa terceira cidade se resumem em três princípios:

  1. Tamanho do mercado - Estamos à procura de lugares grandes, policêntricos, com uma forte e existente necessidade de soluções de transporte inovadoras e com uma população metropolitana de mais de 1 milhão de pessoas;
  2. Compromisso local - A Uber trabalhará com governos locais, estaduais e federais desde o princípio, além dos representantes das comunidades em que pretendemos operar - representantes do setor imobiliário, planejadores urbanos, conselhos consultivos dos municípios, além das próprias associações de bairro.
  3. Condições de operação - O Uber Air depende de uma estrutura multimodal, baseado em uma operação eficiente e integrada à rede atual de parceiros da Uber.

Mais detalhes sobre esses critérios podem ser encontrados aqui (em inglês).

Durante o evento Uber Elevate Expo, realizado no Japão, a Uber demonstrou de que forma o Uber Air pode ajudar a aliviar rotas que estão entre as mais congestionadas do mundo, no continente asiático. Foram criados, pela primeira vez, exemplos de rotas futuras para as cidades de Delhi, Tóquio, Mumbai, Seul, Sydney e Taipei. Os vídeos podem ser acessados aqui.

Sobre o Uber Elevate

A Uber lançou o seu programa Elevate em outubro de 2016, com a publicação do primeiro Artigo Técnico sobre Mobilidade Aérea Urbana. Desde então, ela firmou parcerias com fabricantes de aeronaves experientes que estão desenvolvendo veículos de VTOL elétricos, incluindo: Embraer, Bell, Aurora Flight Sciences (agora uma subsidiária da Boeing), Pipistrel Aircraft e Karem. O modelo de design da Uber especifica que este veículo totalmente elétrico tenha uma velocidade de cruzeiro entre 150-200 milhas por hora, uma altitude de cruzeiro de 1.000-2.000 pés e possa fazer viagens de até 60 milhas com uma única carga.

No ano passado, a Uber anunciou sua intenção de lançar demonstrações de voo do Uber Air em Dallas e em Los Angeles em 2020 e viagens comerciais até 2023. Para ajudar a criar Skyports para o Uber Air, a Uber também firmou parcerias imobiliárias com a Hillwood Properties e a Sandstone Properties. Em novembro passado, a Uber lançou o primeiro vídeo da experiência Uber Air.

No Encontro Anual Elevate de 2018, a Uber anunciou um Acordo Espacial exclusivo com a NASA para focar em tecnologias de gerenciamento de tráfego e nos impactos da mobilidade aérea urbana (UAM, sigla em inglês). A empresa também está colaborando com a E-One Moli para produzir baterias de íons de lítio para veículos e assinou uma Declaração Conjunta de Trabalho com o Exército dos EUA para desenvolver a tecnologia de hélice de rotor.


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Uber Eats testa uso de drones
em entrega de comida

São Paulo, 30 de agosto de 2018 - O Uber Eats está a caminho de se tornar o maior serviço de delivery do mundo (fora da China), com um crescimento de mais de 200% em 293 cidades. A região do Ásia-Pacífico é a que mais cresce globalmente, com um aumento de mais de seis vezes no número de entregas feitas pelo Eats nos últimos 12 meses. Na Índia e no Japão, o Uber Eats chegou a várias cidades antes mesmo da Uber, mostrando o grande potencial do produto.

Para a Uber, é bastante atraente a oportunidade de estender ao Eats os mesmos benefícios que a aviação urbana trará para o negócio de compartilhamento de carros. Entregando pelo ar, o Eats será capaz de oferecer entregas mais rápidas, mais abrangentes, mais baratas e mais confiáveis para usuários e restaurantes em todo o mundo.

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A Uber poderá usar os mesmos elementos e sistemas construídos para o Uber Air, assim como os mesmos progressos obtidos com players-chave como a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês).

Em maio, San Diego, nos EUA, foi escolhida como a única cidade participante do Programa Piloto de Integração da FAA. Desde então, o Uber Elevate tem trabalhado de perto com a FAA, o Departamento de Transporte da Cidade de San Diego e já realizou diversos testes bem-sucedidos com parceiros de tecnologia.

Também hoje, a Uber anunciou uma lista de cinco países finalistas para receber testes do serviço Uber Air, ao longo dos próximos cinco anos: Brasil, Austrália, Índia, Japão e França.

Sobre o Uber Elevate

A Uber lançou o seu programa Elevate em outubro de 2016, com a publicação do primeiro Artigo Técnico sobre Mobilidade Aérea Urbana. Desde então, ela firmou parcerias com fabricantes de aeronaves experientes que estão desenvolvendo veículos de VTOL elétricos, incluindo: Embraer, Bell, Aurora Flight Sciences (agora uma subsidiária da Boeing), Pipistrel Aircraft e Karem. O modelo de design da Uber especifica que este veículo totalmente elétrico tenha uma velocidade de cruzeiro entre 150-200 milhas por hora, uma altitude de cruzeiro de 1.000-2.000 pés e possa fazer viagens de até 60 milhas com uma única carga.

No ano passado, a Uber anunciou sua intenção de lançar demonstrações de voo do Uber Air em Dallas e em Los Angeles em 2020 e viagens comerciais até 2023. Para ajudar a criar Skyports para o Uber Air, a Uber também firmou parcerias imobiliárias com a Hillwood Properties e a Sandstone Properties. Em novembro passado, a Uber lançou o primeiro vídeo da experiência Uber Air.

No Encontro Anual Elevate de 2018, a Uber anunciou um Acordo Espacial exclusivo com a NASA para focar em tecnologias de gerenciamento de tráfego e nos impactos da mobilidade aérea urbana (UAM, sigla em inglês). A empresa também está colaborando com a E-One Moli para produzir baterias de íons de lítio para veículos e assinou uma Declaração Conjunta de Trabalho com o Exército dos EUA para desenvolver a tecnologia de hélice de rotor.



Um comentário:

  1. Estive aqui a refletir por um momento e não sei se gosto da ideia. Imaginas os nossos céus, já de si tão cheios nas zonas urbanas, com postes de eletricidade, poluição, publicidade ainda a zumbirem com drones entregadores de pizza? Fico um pouco apreensiva. Esperar para ver.
    Abraço
    Ruthia

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