Conheça 4 tipos de conservas fáceis e rápidas para preparar em casa

11:24:00 Adriana Lara 0 Comments


Conheça 4 tipos de conservas fáceis e rápidas para preparar em casa

Especialista Gil Gondim ajuda a diferenciar as iguarias

A banqueteira Gil Gondim, especialista em conservas, ensina a evitar o desperdício de alimentos com quatro opções de conservas fáceis e rápidas de preparar, facilitando o consumo a qualquer hora do dia. "Muitas vezes compramos frutas que acabam estragando pela demora ao consumir. Por isso, optar pelas conservas garante a durabilidade da fruta e ainda mantém os nutrientes mesmo depois do envasamento", destaca Gondim.

Conserva, compota, doce e geleia, são conservas que utilizam o mesmo método de envasamento, porém há diferença entre elas. Segundo Gil, que reuniu as receitas que aprendeu na infância no livro Conservas do Meu Brasil – Compotas, Geleias e Antepastos, as compotas são feitas com frutas inteiras ou em pedaços, cozidas em calda de água com açúcar e podem ser aromatizadas com especiarias ou bebidas alcoólicas. "A compota é o primeiro passo para o preparo das frutas cristalizadas, bastando escorrer as frutas, passá-las em açúcar cristal e deixá-las secar em uma peneira. Elas podem ser servidas como sobremesas, para rechear bolos e também como complemento de receitas", explica.

A produção dos doces, diferentemente das compostas, são feitos a partir do cozimento em fogo brando da fruta batida ou triturada, com açúcar até obter o ponto desejado. "Já o preparo da geleia pode ser obtido pelo cozimento de frutas ou outros alimentos com açúcar, água, ácido comestível e pectina, até que seja atingida a consistência gelatinosa", ensina Gondim. Segundo a banqueteira, a pectina é uma substância encontrada nas frutas, em especial na maçã, que se gelifica quando em contato com o ácido e o açúcar.

As conservas podem ser doces ou salgadas. "Para preparar as conservas doces, basta utilizar a fruta, xarope, água e açúcar. Já as salgadas, mais populares em nosso país, podem ser produzidas usando como base de conservação a salmoura, o vinagre, o azeite, o vinho ou outra bebida ou óleo comestível", finaliza Gondim.
A banqueteira desenvolveu quatro receitas que exemplificam a forma prática de produzir cada uma.

Compota de Pitanga


Foto retirada do livro: Conservas do Meu Brasil

Ingredientes: 500 g de pitanga; 1 L de água; 2 xícaras (chá) de açúcar cristal; 1 xícara (chá) de cachaça.
Preparo: Retire os talinhos das pitangas e reserve-as.
Em uma panela pequena, misture a água, o açúcar e a cachaça, dissolva-os bem e leve ao fogo. Não mexa a mistura com uma colher, apenas gire a panela até formar uma calda grossa.
Acrescente as pitangas e faça o mesmo movimento com a panela, até as pitangas ficarem todas envolvidas na calda.
Ao levantar fervura, deixe cozinhar por aproximadamente 8 minutos.
A espuma que se forma durante o cozimento desaparece quando o doce esfria.
Adicione em vidros esterilizados e faça o processo de pasteurização (vácuo).
Dica: Durante a cocção, não mexa a mistura com uma colher, pois, se ferir as pitangas, poderá amargar a compota. Sirva com sorvete de creme.

Doce de Uva Bordeaux


Foto retirada do livro: Conservas do Meu Brasil 

Ingredientes: 2 Kg de uva Bordeaux; 400 ml de água; 8 xícaras (chá) açúcar cristal.

Preparo : Depois de lavar as uvas, tire-as do cacho, coloque na panela com a água e cozinhe por 15 minutos. Em seguida, passe na peneira para separar as cascas e as sementes.
Leve a polpa novamente para a panela (se preferir um doce mis rústico, acrescente também as cascas e acrescente 50 ml de água), junte o açúcar e vá mexendo sempre, até apurar e começar a desgrudar do fundo.
Adicione em vidros esterilizados e faça o processo de pasteurização (vácuo).


Geleia de Framboesa e Mirtilo


Foto retirada do livro: Conservas do Meu Brasil

Ingredientes: 500 g de mirtilo; 1 kg de açúcar cristal; 500 g de framboesa; 2 grãos de pimenta-preta (opcional); 3 cravos-da-índia.

Preparo: Maceração dos mirtilos e das framboesas: coloque o mirtilo em um refratário, cubra com metade do açúcar, adicione as framboesas e cubra com o restante do açúcar.
Deixe agir por 12 horas em temperatura ambiente. Eles irão liberar a água e a pectina.
Após 12 horas, despeje o mirtilo e a framboesa, com o açúcar e a água que se formou, em uma panela leve a fogo brando para evitar a caramelização do açúcar.
Deixe cozinhar por aproximadamente 20 a 30 minutos.
Quando atingir o ponto, leve um pires ao freezer até ficar frio, retire e coloque uma colher da geleia e se ficar em consistência de gel, está pronto.
Aromatize com os grãos de pimenta e os cravos-da-índia.
Acondicione em vidros esterilizados.

Conserva de Tomate


Foto retirada do livro: Conservas do Meu Brasil

Ingredientes: 15 g de sal refinado; 100 ml de limão; 1,15 L de água; 400 g de tomate italiano sem pele e sem semente (aproximadamente 1,2 kg de tomate inteiro).

Preparo; Prepare a salmoura, misturando o sal, o limão e a água fria
Corte os tomates em dois ou quatro pedaços. Coloque-os em vidros esterilizados e adicione a salmoura, sem deixar espaços sem líquidos.
Coloque um tecido no fundo de um caldeirão, disponha os vidros, cubra com água e tampe. Deixe em fogo baixo por 1h40.
Dica: Use tomate orgânico, pois o sabor e o aroma serão muito melhores.

0 comentários:

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.