Aminoácidos essenciais

16:06:00 Adriana LARA 12 Comments

Os aminoácidos são pequenos compostos que serão agrupados para a formação das proteínas, ou seja, podem ser considerados como “tijolinhos” que irão formar uma estrutura maior: as proteínas.
Já as proteínas, por sua vez, são responsáveis pela formação de células do sistema imune, de hormônios, enzimas, além de tecidos, como pele, cabelos, unhas, músculos, etc.
Ao todo, existem 20 tipos de aminoácidos diferentes, que podem se agrupar formando inúmeras cominações e formando todas as proteínas necessárias para o organismo. Esses aminoácidos podem ser divididos em não essenciais, condicionalmente essenciais e essenciais. Vamos entender:
·         Aminoácidos não essenciais: não precisam ser consumidos ou suplementados, já que nosso corpo é capaz de produzi-los. Exemplo: Glutamato, alanina, asparagina.

·         Aminoácidos condicionalmente essenciais: em situação de grande necessidade, como estresse, jejum, traumas, queimaduras e prática de exercícios intensos, a “fabricação” dos aminoácidos no organismo pode não suprir a demanda que ele precisa, devendo então ser suplementado, como a glutamina, arginina, histidina e glicina.

·         Aminoácidos essenciais: são aqueles que nosso organismo não consegue produzir e devem ser obtidos por meio da alimentação ou quando necessário, com suplementação. Dos 20 aminoácidos, 8 são essenciais: valina, leucina e isoleucina (que são osBCAA), lisina, metionina, treonina, fenilalanina e triptofano.

Funções dos aminoácidos essenciais:
·         Valina, leucina e isoleucina: são os BCAA ou aminoácidos de cadeia ramificada e no organismo ajudam na recuperação e aumento da massa muscular, quando associado com atividade física, estimulam a liberação de insulina, entre outras funções. As principais fontes alimentares são: soja, feijão branco, atum, lentilha, amendoim e carne vermelha.

·         Lisina: melhora absorção do cálcio, participa da formação de colágeno e ajuda no tratamento do vírus da herpes, impedindo a ativação do vírus e formação das feridas. Fontes alimentares: carne bovina, atum, soja, lentilha, feijão branco, quinoa.

·         Metionina: ajuda a fortalecer a saúde das unhas e dos cabelos, além de prevenir acúmulo de gordura no organismo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, ajuda na formação de outros aminoácidos. Alimentos fontes: ovos, peixes, castanhas, leite e derivados

·         Treonina: é importante para a produção de colágeno e elastina, dentre outas funções. As principais fontes desse aminoácido são: ovos, carnes e peixes, além castanhas e abacate.

·         Fenilalanina: atua na composição dos tecidos e ajuda na formação de substâncias que melhoram o humor, além de ajudar no controle do apetite. Fontes: aspartame, um adoçante utilizado em alimentos, peixes e frango, por exemplo. A fenilalanina deve ser evitada por pessoas que tenham fenilcetonúria, uma doença que impede que a fenilalanina seja metabolizada no organismo, gerando resíduos tóxicos prejudiciais para saúde.

·         Triptofano: é bem conhecido por atuar na formação de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor, a depressão, irritabilidade e aumenta a sensação de bem-estar. Fontes: Arroz, amaranto, leite, banana e quinoa.


Uma alimentação variada, que forneça todos os grupos alimentares, como proteínas, carboidratos e gorduras boas, além do consumo de frutas e vegetais, que vão fornecer grande parte das vitaminas e minerais que o organismo precisa, já é suficiente para atingir as necessidades recomendadas desses aminoácidos para pessoas em condições normais. Agora em casos de alguma doença ou exercícios intensos, pode ser que a suplementação seja necessária e, nesses casos, vale uma consulta com um médico ou nutricionista, para que as dosagens não excedam os limites seguros.


Rua Major Paladino, 128 - Galpão 14
Vila Leopoldina | São Paulo | SP | Brasil


12 comentários:

  1. Dai a gente lembra como uma alimentação equilibrada é importante.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi amore!!!
    Dri é lendo post assim que vejo o quanto estou precisando repor várias substâncias entre elas e fenilalanina rs.
    bjs
    Luh
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
  3. vish! eu tenho q repor até a mãe! kkk

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Tudo bem detalhado! E mais do que nunca - com fast food e comidas prontas - temos que nos policiar para nutrir o corpo da melhor forma!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri! Tudo bem?

    Muito interessante o seu post. Os aminoácidos são essenciais para o nosso organismo. Como eu treino diariamente, preciso fazer a suplementação com o BCAA e além disso, me alimento bem.

    Beijos
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  6. Post super informativo Dri! Uma alimentação equilibrada faz toda diferença.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, Dri!
    Eu amo esse tipo de informação!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Postagem muito interessante Dri!
    Gosto muito de saber tudo sobre alimentação saudável! É isso que ajuda a gente escolher o que é mais necessário para nosso organismo e nossa rotina!Lendo aqui, por exemplo, vejo que preciso incluir a quinoa na minha alimentação com mais frequência! Bjos
    Mi interessa

    ResponderExcluir
  9. Esse assunto muito me interessa!
    Adorei as informações amiga!
    Cuidar da saúde é garantia de vida!
    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, muito legal!
    É sempre bom a gente lembrar quais alimentos e o que de bom eles nos oferecem, porque no dia a dia a gente acaba se esquecendo devido a correria.

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs