Dicas para uso correto das redes sociais

11:12:00 Adriana Lara 6 Comments


“Você demora 8 anos para construir um prédio e apenas 8 segundos para implodi-lo.” Lair Ribeiro

                                                  
A rede social transmite nossa imagem o tempo todo e podemos dizer que é um espelho do que somos no dia a dia. Claro que a imagem será boa ou ruim de acordo com aquilo que você escreve ou compartilha para sua rede. Tenho certeza que muitas vezes, você conhecendo a pessoa ou não, já fez um raio-x do perfil dela antes de adicionar, certo?  E acredito que em algum momento deve ter se deparado com um perfil e dito: “Nossa, olha o que essa pessoa escreveu!” ou “Como essa pessoa coloca uma foto assim”, e assim nós todos julgamos e criamos uma primeira imagem das pessoas. 
A velocidade que uma postagem ou foto pode correr pela internet é impressionante. Tivemos exemplos de frases ditas por comediantes, apresentadores de televisão, entre outros, que a internet não esquece. Isso vale também para diversos vídeos que circulam na web. Um deles é “Menos Luíza que está no Canadá” e os “Pôneis Malditos”. 
Profissionalmente falando, a imagem e como a pessoa se porta nas redes sociais em geral, são julgadas até mesmo em entrevistas de emprego e no decorrer dos dias em que você está atuando na empresa. Segundo a pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, 44% das empresas brasileiras desclassificam candidatos a uma vaga de emprego devido à má utilização das redes sociais por parte de quem pretende ser selecionado. 
Somos sempre julgados pelas pessoas por aquilo que fazemos, que falamos, que somos, o que postamos e o que compartilhamos. 
Seguem algumas dicas de como utilizar bem as redes sociais, principalmente o Facebook, para cuidar da sua imagem. 
-        Não fale ou evite o máximo de falar palavrões.
-        Não fique dando indiretas para pessoas em seu mural. Não esqueça que todos seus outros amigos também verão.
-        Evite ficar difamando ou compartilhando piadas de times de futebol adversários.
-        Não faça comentários ou brincadeiras preconceituosas. Seja de raças, religião, opção sexual.
-        Não use as redes sociais para falar mal da empresa onde trabalha, de seu chefe ou de ter aparecido mais serviços de última hora.
-        Cuidado com suas fotos. Imagens com bebidas alcoólicas, fumando, empinando moto, entre outras, podem contar pontos contra você.
-        Cuidado com os erros de ortografia. Não é porque está em uma rede social que pode escrever de qualquer forma.
-        Evite publicar onde você está e com quem está. Isso pode ser totalmente inseguro para você se alguém de má índole tirar proveito disso.
-        Cuidado com compartilhamentos de notícias bombásticas ou fatos muito curiosos, geralmente são vírus. Verifique a procedência segura da notícia antes de compartilhar. 
O Facebook, Linkedin, Twitter são excelentes oportunidades para fazer contatos profissionais. Algumas redes possuem grupos de discussão dos mais variados temas com interação de pessoas do mundo todo e pode ser muito produtivo. Seja autêntico! Não tente parecer o que você não é. Cedo ou tarde as pessoas saberão a verdade. Não fique compartilhando fotos de pessoas e animais mortos, judiados, entre outros. 

VOCÊ SABIA QUE QUANDO FALAMOS EM CAIXA ALTA PASSAMOS IMPRESSÃO QUE ESTAMOS FALANDO EM VOZ ALTA E CHAMANDO A ATENÇÃO DE ALGUÉM?

Agora veja a diferença:
Você sabia que quando falamos em caixa alta (letras maiúsculas) passamos a impressão que estamos falando em voz alta e chamando a atenção de alguém?
Você pode usar a caixa alta quando for realçar a importância dela e chamar a atenção de quem lê.  Mas evite usar o tempo todo. Evite também, quando perguntar algo, usar uma monte de “????????????”. 
-        Poste ou compartilhe coisas relevantes para seu grupo de amigos. Isso aumenta e te ajuda na reputação.
-        Tenha um pouco de humor. O equilíbrio é essencial e pessoas 100% sérias o tempo todo não existem.
-        Cuidado com os excessos de publicações e marcações de pessoas em muitas fotos.
-        Evite ao máximo de convidar seus amigos para jogos online.
-        Evite ao máximo de ficar convidando para diversos eventos.
-        Cuidado com as páginas que você curte. Pessoas que vão até suas “opções curtir” podem saber mais coisas sobre você, o que você gosta e onde frequenta.
-        Seja atencioso sempre, com todas as pessoas. Isso vai te ajudar a manter uma boa reputação.
-        É permitido você compartilhar algo que seja sua visão política, mas com moderação e bom senso.
-        É legal publicar uma música que você goste muito, desde que ela não tenha palavrão ou fale coisas absurdas.
-        Compartilhar sobre um filme que você tenha assistido e com ele tenha aprendido algo de bom.
-        Compartilhe um livro que você leu e gostou.
-        Postar o que você está comendo, ou num restaurante, com cautela é legal porque as pessoas vão interagir com você.  Só não fique publicando todas as suas refeições do dia, da semana, do ano. 
Você não precisa abandonar seu perfil ou deixar de usar as redes sociais, mas você tem de usar de forma correta para que não seja prejudicado profissionalmente ou em sua vida pessoal. Ficar fora da rede social é atraso, você pode tirar bons proveitos e concretizar negócios através dela, fazer muitos amigos e ter contato com outros que tenha contato com pouca frequência. 
Mas lembre-se sempre que as pessoas às vezes esquecem algo que dizemos ou fazemos. Mas tudo que você faz ou publica na internet, A INTERNET NÃO ESQUECE.

Um abraço,
José Ivan Maia




José Ivan Maia é coordenador de comunicação e marketing do Grupo Univale


6 comentários:

  1. Olha, saber utilizar as redes sociais de maneira correta é essencial. Ótimas dicas. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelentes conselhos. Por algum motivo o meu perfil do FB é privado, poucas pessoas conseguem sequer fazer-me um pedido de amizade. A página do blog é diferente, serve para nos abrirmos ao mundo, claro.
    Outro cuidado que tenho é só fazer os relatos das viagens depois de regressar a casa. Não faltam por aí espertos...
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  3. Saber utilizar corretamente é essencial e dá um bom retorno.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. ótimo post! Nos dias atuais onde as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano devemos saber usar para nos precaver de possíveis problemas!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Dri! Adorei! As vezes fazemos certas coisas que são erradas por desconhecer como seria o correto. Essas dicas são dicas são muito válidas. Beijos

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.