Isabela dá dicas de como harmonizar massas com vinhos da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul

09:41:00 Adriana Lara 0 Comments




 
   
Cada tipo de molho combina melhor com um vinho diferente. Inspire-se nas dicas e prepare um jantar especial
 
Para comemorar em grande estilo uma data especial ou então relaxar após um dia de trabalho, uma boa pedida é preparar uma deliciosa massa em casa e comer tomando um bom vinho. A Serra Gaúcha é repleta de vinhos maravilhosos e a Isabela, marca de massas, torradas e biscoitos do Sul do País, ensina a harmonizar a bebida de Baco com o molho da massa para que o jantar tenha um toque ainda mais especial.
 
O Rio Grande do Sul é principal estado produtor de vinho, correspondendo a mais de 80% do total da bebida fabricada no país. Há diversas regiões vinícolas pelo estado, mas as principais estão na famosa Serra Gaúcha, onde se localizam os municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Flores da Cunha, Garibaldi e Carlos Barbosa, todos com forte cultura italiana.
 
Os vinhos são requitados, saborosos e produzidos especialmente com as uvas Moscato Branco, Cabernet Sauvigon e Merlot. Cada uma delas combina com um tipo de molho diferente, tornando a experiência gastronômica uma explosão de sabores únicos.
 
A dica para tornar a harmonização mais agradável é observar os ingredientes do molho que acompanha a massa. Os molhos de tomate, por exemplo, combinam com tintos leves e com boa acidez como o Merlot que trazem sabores frutados e aromáticos. Os preparados com carne pedem um vinho um pouco mais encorpado, ou seja, um Carbenet Sauvignon, que tem acidez presente e é encorpado o suficiente para fazer um bom casamento com o prato.
Já as massas com molhos cremosos de queijos vão muito bem com vinhos brancos mais encorpados (exemplo: Chardonnay envelhecido em madeira) ou então tintos delicados. Por fim, os pratos de macarrão com frutos do mar ou molho al pesto harmonizam com vinhos brancos leves que ressaltam o frescor dos alimentos.
Agora que você já aprendeu as dicas, que tal colocar a mão na massa e preparar uma deliciosa Lasanha de Porpetinhas. Confira abaixo a receita completa e surpreenda:

 
Lasanha de Porpetinhas
 
 
Ingredientes:
Para as porpetinhas
1 kg de carne moída
½ cebola ralada
2 dentes de alho picados
1 ovo pequeno
6 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de salsa picada
sal a gosto
óleo para fritar
 
Para montar a lasanha
3 litros de molho de tomate
1 embalagem de Lasanha Festonada Isabela (500 g)
400 g de muçarela fatiada
250 g de requeijão cremoso
½ xícara (chá) de queijo parmesão, ralado fino
 
Modo de Preparo:
Porpetinhas
- Em uma tigela, coloque a carne moída, junte a cebola, o alho e o ovo. Mexa com as mãos, acrescente a farinha de rosca, misture mais um pouco e por último, junte a salsa e tempere com o sal. Misture bem e modele cerca de 120 porpetinhas – pequenas, do diâmetro aproximado de uma moeda.
- Em uma panela média, aqueça o óleo, frite as porpetinhas e acomode-as sobre papel-toalha para que fiquem sequinhas. Reserve.
 
Lasanha
- Em uma assadeira retangular grande (30 cm x 45 cm x 7 cm de altura) espalhe um pouco do molho. Acomode uma camada de massa, fatias de muçarela e metade das porpetinhas. Repita o processo com o restante da massa e recheio, sendo a última camada de requeijão cremoso. Polvilhe o parmesão, cubra com papel- alumínio e leve ao forno médio (180 °C – 200 °C) por cerca de 40 minutos. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 10 minutos.
 
Rendimento: 12 porções
 
Referência Bibliográfica
 
Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br.
 
Sobre a Isabela
Líder em vendas na categoria de biscoitos na Região Sul do Brasil, a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há 26 anos consecutivos segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada pela 17ª vez consecutiva como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide 2017 segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan "A vida é mais com Isabela", possui mais de 70 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas e os deliciosos biscoitos Leite sabor Chocolate, Leite Vitamina de Frutas, Maria Chocolate e Wafer Lanchinho – disponível nos sabores chocolate e morango.
 
 
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com mais de sessenta anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.
 
Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 12 unidades industriais e 29 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.
-->

0 comentários:

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.