Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, promove neste sábado, em parceria com entidade filantrópica, alerta ao câncer de mama

13:08:00 Adriana Lara 1 Comments




-->
Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, promove neste sábado, em parceria
com entidade filantrópica, alerta ao câncer de mama


Voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade irão distribuir, das 14h às 17h, laços cor de rosa e folders informativos a respeito da doença
            As atividades de incentivo à prevenção do câncer de mama no mês de outubro já fazem parte da tradição mundial, e o Shopping San Pelegrino, ratificando seu engajamento social, contribui mais um ano para o alerta da doença que mais atinge mulheres em todos os continentes. Neste sábado, 18 de outubro, o empreendimento comercial irá distribuir entre clientes e lojistas, laços cor de rosa, símbolo da campanha Outubro Rosa, e folders informativos a respeito do câncer de mama.         
            A iniciativa, que ocorre das 14h às 17h, em diferentes locais do shopping San Pelegrino, conta com o apoio das voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul. A parceria entre as duas entidades já ocorre desde a abertura do empreendimento, há quatro anos.
SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE MAMA*           
O que é câncer de mama?
O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher, sendo mais comum após os 40 anos e, principalmente após os 50. É um tumor alta probabilidade de cura quando detectado em fases iniciais (tumores com menos de 1 cm).
Como se diagnóstica?
O diagnóstico se baseia no autoexame mensal das mamas, no exame físico periódico por profissional de saúde e, principalmente, por meio de mamografias. A mamografia deve ser realizada anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mesmo quando o autoexame for normal. Este último deve ser realizado entre 5 e 7 dias após o início da menstruação ou, se após a menopausa, na primeira semana do mês.
Sinais que podem ser detectadas no autoexame das mamas:
- Caroços, nódulos ou endurecimentos nas mamas ou axilas (adenopatias ou ínguas)         
-  Lembrar que tumores iniciais com menos um centímetro não são palpáveis (assintomáticos)
Como fazer o autoexame?
- Na frente do espelho, eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato ou a presença de retrações na mama. Examine toda a mama em movimentos circulares com as mãos, não esquecendo de examinar as axilas.

- Deitada, coloque um travesseiro debaixo do lado direito do corpo e a mão direita sob a cabeça. Com os dedos da mão esquerda apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado esquerdo e apalpe da mesma forma a mama direita. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
Importante:
- Faça o autoexame mensal das mamas;
- Consulte uma vez ao ano a Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicite a realização da palpação das mamas. Aproveite e faça o exame preventivo do colo uterino (Papanicolaou);  
- Faça as mamografias anuais a partir dos 40 anos. Este exame está disponível nas 47 UBSs de Caxias do Sul.

*Informações obtidas pela Secretária Municipal da Saúde de Caxias do Sul 
 
INFORMAÇÕES
Shopping San Pelegrino
(54) 3022.6700 | www.sanpelegrino.com.br

Um comentário:

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.